As diferenças entre tubos de aço carbono e tubos galvanizados
2 de fevereiro de 2024Conheça as principais diferenças entre Aço Carbono e Aço Galvanizado
16 de fevereiro de 2024O Tubo Schedule é um tubo de aço carbono que conduz gás, líquido e diversos outros fluidos de forma muito eficiente. Possui diversos benefícios, principalmente: alta resistência, estabilidade, flexibilidade, durabilidade e versatilidade.
É um tubo conhecido também como Tubo de Aço NBR 5590/A53 ou Tubo SCH. É utilizado também na condução de fluidos sob pressão e/ou altas temperaturas, em aplicações mecânicas e usinagens em geral.
Está muito presente na indústria, principalmente por sua capacidade de manter qualquer material, em seu interior, nas condições ideais de temperatura.
Saiba mais sobre o Tubo Schedule lendo este texto!
Conheça os tipos de Tubo Schedule
A palavra “Schedule” é derivada da espessura da parede do tubo, essa é uma das características que difere ele de outros tipos de tubos.
Quanto maior for a espessura do tubo, maior será a capacidade da tubulação de suportar temperaturas extremas e altas pressões.
O Tubo Schedule pode ser fabricado de aço inoxidável ou aço carbono com ou sem costura, nos diâmetros de ¼ até 40 polegadas. Os tubos desse modelo, mais utilizados, são os Tubos Schedule 40 e os Tubos Schedule 80.
Geralmente, os tubos com costura são fornecidos com comprimento padrão de 6.000mm, mas também são comercializados com comprimentos especiais até 12.000mm.
Já nos tubos sem costura, os comprimentos podem variar dependendo do peso do lingote e variando na prática entre 5 e 12 metros.
O Tubo Schedule pode ser encontrado nas medidas 10/20/30/STD/40/60/80/100/120/140/160, XS E XXS. Pode ainda ser produzido no tipo preto ou galvanizado, com ou sem rosca, atendendo as exigências da norma.
No geral, o Tubo Schedule atende a norma ASTM-A53, ASTM 106 e API 5LB, ideais para condução de fluidos e gases, podendo ser usado para os mais diversos fins, seja na indústria, construção mecânica ou em usinas de açúcar e álcool, como mencionamos no tópico anterior.
Esse tipo de tubo pode ainda ser submetido ao tratamento superficial de galvanização, uma técnica que traz maior durabilidade, resistência à corrosão e estabilidade. A galvanização pode ser à frio ou galvanização à fogo.
No caso da galvanização à frio é comum o tubo ser utilizado como parte de estruturas metálicas, como por exemplo, os alambrados, corrimãos, postes de iluminação, traves de áreas esportivas etc.
Geralmente, esse modelo de tubo fica exposto às ações do tempo, e por isso, só a face externa do tubo é revestida pelo zinco. Seu interior não precisa de tal aplicação, principalmente por não sofrer desgaste quando não é usado como condutor, ao contrário do que ocorre com o galvanizado à fogo.
Quando falamos da galvanização à fogo, podemos dizer que esse produto é coberto com o zinco, tanto na parte interna como externa.
Os Tubos Schedule 40, por exemplo, submetidos a galvanização à fogo são utilizados na condução de elementos em seu interior, por isso precisam de proteção interna.
Essa proteção na parte interna dos tubos impede a corrosão na transportação de matérias agressivas e também ajuda na proteção externa, inviabilizando a deterioração causada pelo intemperismo.
É importante ficar atento aos tipos de Tubo Schedule, pois o de modelo preto, por exemplo, não é indicado para a condução de gases, pois caso ocorra a presença de umidade no gás, pode ocorrer a corrosão interna, sendo necessário realizar a galvanização.
Fique atento também quanto os modelos com costura e sem costura. Quando a aplicação envolver gás ou líquido sob alta pressão os tubos sem costura são os mais indicados.
Onde o Tubo Schedule é utilizado?
O Tubo Schedule é ideal para aplicações em projetos de obras civis e industriais. É muito usado nessas áreas mencionadas abaixo:
- Indústria alimentícia;
- Indústria farmacêutica;
- Indústria química;
- Indústria petroquímica;
- Indústria de açúcar;
- Indústria de álcool;
- Indústria de bebidas.
Está muito presente também na fabricação de máquinas pesadas de sistemas de condução. Quando falamos de caldeiras, por exemplo, o Tubo Schedule é usado para conduzir vapor, em alta temperatura, para ativar máquinas.
Pode ser empregado na condução de água e vapor, no processo de destilação simples em circuitos de condensadores.
Esse modelo de tubo tem um uso muito importante em hidrantes, pois suporta bem a alta pressão da água nesse tipo de utensílio.
Dentre as diversas aplicações desse tubo na indústria, podemos destacar o setor químico, que o utiliza com frequência para manipular produtos em condições específicas de pressão e temperatura.
É um tubo que possui limites e tolerâncias de composição química e propriedades mecânicas especificadas pela norma NBR 5590.
Baixe grátis a nossa tabela de Tubo Schedule
O Tubo Schedule possui diversas características e aplicações, por isso, caso você tenha alguma dúvida ou queira entender melhor algo específico, preparamos uma tabela com informações técnicas sobre eles. Clique AQUI para visualizar e baixar a tabela de Tubo Schedule.
Como falamos resumidamente no começo deste texto, a designação “Schedule” é a denominação dada ao resultado arredondado à dezena, calculado pela fórmula:
- SCH = P / S, onde P é a pressão de trabalho do tubo e S é a tensão (pressão) correspondente a 60% do limite de escoamento do material a 20 Graus C.
Portanto, para um mesmo diâmetro externo de um tubo de condução, quanto maior o SCH, maior a espessura de parede em relação ao seu diâmetro.
O Schedule define, portanto, a espessura de parede do tubo de condução, sendo que os valores estabelecidos para cada Schedule (espessura) nos vários diâmetros são tabulados e convencionados nas normas correspondentes.
Os tubos das normas ASTM e NBR 5590 seguem as dimensões conforme o padrão definido na norma ANSI B 36.10. Já nas normas menos comuns, as europeias DIN, BS e outras, bem como nas normas brasileiras ABNT, não é comum a designação das espessuras em Schedule.
Geralmente nessas normas menos comuns, como falamos acima, a designação das espessuras são conforme recomendação da ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) que estabelece classes de espessuras que são definidas conforme tabela de cada norma.
Existem diferentes espessuras para o Tubo Schedule disponíveis no mercado, geralmente são aplicadas conforme a necessidade de cada consumidor e seus projetos.
O Tubo Schedule é fabricado na espessura seguintes: 5, 10, 20, 40, 80, 120, 160. Existe ainda tubos com espessuras maiores do que essas citadas, variando de acordo com a necessidade de cada obra.
Existem duas normas regulatórias para esse tipo de tubo, que são mais popularizadas: a ASTM A.53, que legisla toda e qualquer regra para a fabricação de tubos de aço inox e de carbono – ideais para resistir a altos níveis de pressão.
A outra norma conhecida é a A 106, que rege sobre a produção do Tubo Schedule resistente a altas temperaturas. Existem ainda três outras diferenciações que colocam o Tubo Schedule em evidência, como esses a seguir:
- Divisão: os Tubos Schedule são divididos em dois graus: “A”, os dobráveis; e “B”, com flexibilidade reduzida;
- Composição química: as especificações de cada um os coloca em classificações diferentes, seja na parte química ou mecânica;
- Extremidade: lisa, com rosca ou chinfrada. Cada uma, de acordo com o seu projeto, mas vale ressaltar que embora fáceis de instalar, as com rosca e as chanfradas possuem risco maior de vazamento, com relação aos tubos com extremidade lisa.
Conheça a nossa biblioteca de tabelas de tubos e baixe grátis!
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Fornecemos Tubo Schedule com ou sem costura, tubos de condução pretos ou galvanizados, em barras ou cortados nos comprimentos solicitados.
Também trabalhamos com diversos modelos do Tubo Schedule, como o de numeração 10, SCH 20, SCH 30, STD, SCH 40, SCH 60, XS, SCH 80, SCH 100, SCH 120, SCH 140 e SCH 160 e XXS.
O Tubo Schedule é obrigatoriamente fornecido com certificado de qualidade, caracterizando os resultados dos testes mecânicos e ensaios efetuados no ato da fabricação do tubo de aço, permitindo assim total segurança em suas instalações.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!
Caso queira conferir mais tabelas de classificação de tubos, basta clicar na imagem abaixo.