Tubos de Aço Importados
13 de março de 2023Você sabe quais são as principais aplicações dos Tubos de Aço Carbono?
27 de março de 2023Os tubos de aço liga ASTM A335 P91 desempenham um excelente papel em indústrias e trabalhos que envolvem altas temperaturas.
Eles possuem diversas vantagens, sendo muito seguros devido passarem por testes de inspeção e serem fabricados de acordo com as normas nacionais e internacionais.
Veja, neste texto de hoje, o que são os tubos de aço liga ASTM A335 P91, suas características, principais aplicações, modelos encontrados no mercado e onde encontrar os de boa qualidade, durabilidade e bom preço.
Entenda mais sobre o tubo em aço liga e quais são suas características
Os tubos de condução de aço liga ASTM A335 P91 são muito resistentes, por isso são ideais para serviços de altas temperaturas.
Costumam ser tubos feitos sem costura, da junção do aço-liga molibdênio e cromo-molibdênio, contendo até 1% de Mo e até 9% de Cr, sendo materiais ferríticos (magnéticos), específicos para o uso em temperaturas elevadas.
O cromo presente no tubo de aço liga melhora a resistência à oxidação e à corrosão, principalmente se tratando de altas temperaturas.
Quanto maior for a quantidade de cromo, maior será a resistência do tubo. Os tubos de aço liga são mais resistentes, em relação as altas temperaturas, do que os tubos de aço carbono.
Até a quantidade de 2,5% de Cr, há um ligeiro aumento na resistência à fluência, sendo que percentagens maiores de Cr reduzem de forma acentuada essa resistência (exceto nos aços inoxidáveis austeníticos, contendo níquel).
Por todos esses fatores mencionados, os aços-liga com até 2,5% de Cr são específicos para serviços de alta temperatura, com grandes esforços mecânicos e baixa corrosão. Por isso também que os tubos de aço liga ASTM A335 P91 são tão utilizados nos projetos.
O molibdênio é o elemento mais importante na melhoria da resistência a fluência do aço, contribuindo também para aumentar a resistência a corrosão alveolar.
Da mesma forma dos aços-carbono, os aços-liga estão também sujeitos a fraturas frágeis repentinas quando submetidos a temperaturas muito baixas, não devendo por isso serem empregados em nenhum serviço com temperatura inferior a 0°C.
Os aços-liga Mo e Cr-Mo também enferrujam, embora mais lentamente do que os aços-carbono. O comportamento desses aços em relação aos ácidos e álcalis é semelhante ao do aço-carbono.
Os materiais com ate 2,5% de Cr são específicos para serviços em altas temperaturas, como por exemplo as tubulações de vapor superaquecido.
Os materiais com mais de 2,5% de Cr são muito usados em serviços com hidrocarbonetos quentes, devido à sua alta resistência a corrosão pelos compostos de enxofre contidos nos hidrocarbonetos.
Todos esses aços são ainda empregados para serviços com hidrogênio. Os aços-liga contendo níquel são materiais especiais para uso em temperaturas muito baixas, sendo a temperatura limite tanto mais baixa quanta maior for a quantidade de níquel.
Tanto os aços-liga Mo e Cr-Mo como também os aços-liga Ni são materiais difíceis de soldar, exigindo tratamentos térmicos.
As principais especificações da ASTM para tubos de aços-liga são as seguintes:
- Tubos ASTM A-335 sem costura: para os aços-liga Mo e Cr-Mo.
- Tubos ASTM A-333 para os aços-liga Ni.
O material A335 é uma classificação de materiais da ASTM específica para tubos de aço liga e baixa liga, para serviços de alta pressão e alta temperatura, de até 590ºC. Se você deseja elevada resistência, durabilidade e versatilidade adquira um tubo de aço liga ASTM A335 P91.
Onde utilizar os Tubos de condução aço liga ASTM A335 P91?
Os tubos de aço liga ASTM A335 P91 podem ser utilizados em diversos lugares, principalmente em indústrias e locais onde é preciso mexer com temperaturas extremamente elevadas. São usados, por exemplo, em:
- Aparelhos industriais;
- Caldeiras;
- Companhia de cimento e mineração;
- Companhia de petróleo, química e gás;
- Construtoras;
- Engenharia;
- Indústrias diversas;
- Trocadores de calor;
- Usinas de açúcar e álcool.
Estão presentes também em indústrias de geração de energia e petroquímicas. E devido a necessidade atual de energias alternativas, eles são muito usados para condução de vapor nas usinas cogeradoras, essencialmente nas que usam a biomassa como matéria-prima.
Podem ainda conduzir diferentes tipos de fluidos como água, ar, líquidos e gases. Possuem diversas vantagens como, por exemplo:
- Alta resistência à tração;
- Capacidade para suportar altas temperaturas;
- Ductilidade;
- Durabilidade;
- Dureza;
- Excelente custo-benefício;
- Resistência à corrosão;
- Segurança;
- Soldabilidade;
- Tenacidade.
Eles possuem todas essas vantagens, devido sua composição contar com a adição de metais na dosagem mais adequada para tais requisitos.
Os tubos de aço liga ASTM A335 P91 atendem às mais criteriosas exigências em relação às suas propriedades mecânicas e outros fatores, como a homogeneidade estrutural e a precisão dimensional.
No geral, os tubos de aço ligam podem ser encontrados nas mais variadas especificações, dimensões e diâmetros. São tubos sem costura que possuem graus/classes P5, P9, P11, P22, P91 e P92, ou seja, são tubos de aço ligado ferríticos.
Para que esses fatores sejam atendidos, fabricantes submetem seus produtos a ensaios que contam com auxílio de sistemas avançados como as técnicas de ultrassom, partículas magnéticas, raios gama, medições a laser e eletromagnéticas.
Tipos de tubo em aço liga
Existem vários tipos de tubos de aço liga, o que vem se destacando bastante nos projetos é o tubo de aço liga ASTM A335 P91, mas há ainda os modelos:
- ASTM A335 GR. P1 / P11 / P12 / P22 / P9 / P91;
- ASTM A213 GR. T1 / T11 / T12 / T22 / T9 / T91.
Para que atendem bem os projetos, oferecendo segurança, resistência e durabilidade é preciso que eles sejam fabricados de acordo com as normas específicas da área.
Os tubos que seguem a norma ASTM A335, por exemplo, são feitos para suportar elevadas temperaturas. E o tubos que são fabricados conforme a norma ASTM A213 são usados em caldeiras, superaquecedores e trocadores de calor.
Há ainda os tubos de aço liga com costura, sem costura, pinado, aletado ou em formato “U”. Veja abaixo alguns detalhes de cada um:
- Tubo de aço-liga com costura – ASTM A691 (graus P5, P9, P11, P22 e P91);
- Tubo de aço-liga sem costura – ASTM A335 (graus P5, P9, P11, P22, P91), ASTM A213 (graus T5, T9, T11, T12, T22 e T91), ASTM A333 (classes 1 e 6) e ASTM A334 (classes 1 e 6);
- Tubo de aço-liga pinado, aletado ou em”U”: ASTM A209, ASTM A210, ASTM A213 e ASTM A335.
No geral, os tubos de aço liga são fabricados conforme a norma ASTM A335, feitos especialmente para suportar temperaturas extremamente elevadas.
Apesar de existir diferentes classes de tubos de aço liga, o processo de fabricação deles é igual. Seja o ASTM A335 classe P5, P9, P11, P22, P91 ou P92, todos são indicados para o uso em caldeiras de alta pressão.
Esses tubos passam por inspeção, testes, tratamentos de superfície, tratamento térmico, dentre diversos outros testes para comprovar a sua eficácia. Veja, resumidamente, como funciona os testes:
- Inspeção e Teste: Inspeção de composição química, teste de propriedades mecânicas (resistência à tração, resistência ao escoamento, alongamento, alargamento, aplanamento, flexão, dureza, teste de impacto), teste de dimensão e superfície, teste não destrutivo, teste hidrostático;
- Tratamento da superfície: Imersão em óleo, Verniz, Passivação, Fosfatização, Jateamento.
- Material e Fabricação: O tubo pode ser acabado a quente ou estirado a frio com o tratamento térmico de acabamento indicado abaixo;
- Tratamento térmico: A / N + T N + T / Q + T N + T
- Testes Mecânicos Especificados: Teste de tensão transversal ou longitudinal e teste de aplanamento, teste de dureza ou teste de curvatura. Para material tratado termicamente em um forno tipo batch, os testes devem ser feitos em 5% da tubulação de cada lote tratado. Para lotes pequenos, pelo menos um tubo deve ser testado.
Para material tratado termicamente pelo processo contínuo, os testes devem ser feitos em um número suficiente de tubos para constituir 5% do lote, mas em nenhum caso menos de 2 tubos.
Estoque de Tubos de Aço Liga ASTM A335 P91 renovado na Tubos ABC
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos.
Além de trabalhamos com os tubos de aço liga ASTM A335 P91, comercializamos válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de alta qualidade, tendo certificação nacional e internacional. Contamos ainda com profissionais qualificados, experientes e responsáveis.
Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto. Faça um orçamento conosco!