Veja as diferenças entre tubos com costura: HFW, ERW e SAW
14 de fevereiro de 2022Guerra na Ucrânia irá afetar a distribuição e valores de Tubos de Aço no Mundo
7 de março de 2022Os produtos de norma ASTM A106 mais utilizados nos projetos, são os tubos de aço carbono, que passam por testes rigorosos e adquirem mais resistência, durabilidade e segurança.
Eles possuem três tipos de graus, como o A, B ou C, que diferem principalmente em relação ao tipo de aplicação, mas todos são excelentes e trazem ótimos resultados, principalmente na área industrial e de construção civil.
Entenda mais sobre o assunto lendo nosso conteúdo de hoje!
Você sabe o que significa ASTM?
ASTM é um organização internacional que dita normas para os tubos de aço, garantindo maior qualidade e segurança para os mesmos e para os projetos que os utilizam.
O termo é uma abreviação de American Society for Testing and Materials, em português “Sociedade Americana de Testes e Materiais”. Esse órgão é responsável por desenvolver e publicar normas técnicas internacionais para tubos e muitos outros tipos de produtos.
Tubos ASTM, então, são tubos muito mais resistentes e seguros, devido passarem por diversos testes de qualidade, seguindo normas rigorosas para serem vendidos no mercado.
A ASTM desempenha um trabalho parecido ao órgão brasileiro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), só que no primeiro caso é referente a tubos e demais produtos de aço.
Ao contrário da ABNT ou da DIN ela não é um organismo nacional de normatização dos Estados Unidos, tal atribuição compete ao ANSI. No entanto a ASTM é dominante entre os desenvolvedores.
Existe também a DIN, na Alemanha, Deutsches Institut für Normung (ou Instituto Alemão de Normatização, em uma tradução livre) que foi fundado no ano de 1917 em Berlim e é encarregado em fazer toda a normatização de diversos setores naquele país.
As Normas DIN tem por objetivo se conectar com o chamado “estado da ciência”, o que visa garantir qualidade e segurança na produção e consumo. E, assim como a ABNT no Brasil, ela é responsável por definir coisas como tamanho de papel para documentos oficiais, as voltagens e diversas especificações sobre um produto final.
No geral, a ASTM é considerada a maior incorporadora de normas do mundo, tendo 143 comitês principais e diversos membros espalhados pelo mundo, totalizando 12.000 normas ao todo. Além disso, ela também auxilia muitos comitês técnicos voluntários.
O órgão foi fundado em 1898 nos Estados Unidos, depois de cientistas e engenheiros analisaram as quebras frequentes dos trilhos de trem e desenvolveram uma norma para o aço utilizado nas ferrovias, pesquisa comandada por Charles Benjamin Dudley.
Atualmente está localizada na cidade de West Conshohocken, Pensilvânia, sendo uma das mais antigas entidades normativas ainda em funcionamento. Além de ter um site, a ASTM publica de ano em ano o um livro de padrões ASTM, contudo para ter acesso completo é necessário uma assinatura.
O que é o material ASTM A106?
A norma ASTM A106 é referente a tubos de aço carbono de seção circular, sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos em altas temperaturas (até 470ºC).
Os tubos de aço sem costura não possuem solda, eles são perfurados em seu interior, fazendo com que tenham ainda mais resistência diante de elevadas temperaturas e pressões. A resistência do tubo é cada vez melhor, conforme mais alto grau de material o produto receber.
Os tubos ASTM A 106 são muito utilizados em fábricas ou refinarias, principalmente para o transporte de gases ou fluidos em condições de altas temperaturas e pressões.
Também são tubos muito usados em refinarias nas linhas de vapor, em coletores de caldeiras, que trabalham com alta pressão e altas temperaturas, entre outras aplicações.
Os tubos de aço fornecidos segundo esta norma devem ser adequados para os processos de dobramento, flangeamento, soldagem (o processo de soldagem deve ser compatível com o aço) e outros processos de conformação.
Principais diferenças entre o material ASTM A106 Grau A / B / C?
A norma ASTM A 106 especifica as tolerâncias dimensionais de diâmetro externo e espessura da parede, e o tipo de acabamento das extremidades dos tubos e por fim, ela exige que os tubos sejam marcados individualmente.
Os produtos ASTM A 106 possuem três classes de aço, ou seja, três graus distintos de aço que são declarados como classes A, B e C, com respectivas composições químicas. Estes diferentes graus de aço também possuem propriedades mecânicas específicas, conforme mencionado abaixo:
Grau A | Grau B | Grau C
- LR (Mpa) mín 330 415 485
- LE (Mpa) mín 205 240 275
A composição química dos três graus de ASTM A106 variam, sendo que no grau A o teor de carbono é menor, e no B e C aumentam gradualmente, fazendo com que os produtos de grau C sejam ainda mais duros e resistentes.
Na tabela de composição química dos produtos ASTM 106, o que mais se difere é o teor de carbono, enquanto o teor de manganês é ligeiramente diferente, mas o efeito não é significativo.
O carbono é um dos principais elementos do aço industrial. As propriedades e a estrutura do aço dependem em grande parte do carbono. O teor de carbono e sua distribuição no aço inoxidável são particularmente significativos. Quanto maior for o teor de carbono, maior será a dureza do aço.
O tubo de aço ASTM A 106 grau A tem o menor teor de carbono, portanto, sua resistência é a mais baixa entre os três graus, mas ainda é útil em muitas aplicações.
Os tubos de grau A possuem um preço mais razoável, contudo não significa que sejam ruins, esse grau tem uma vantagem em aplicações onde o requisito de resistência não é muito alto, e sua qualidade é excelente no transporte de gás ou líquido em alta temperatura.
Já o grau B é um tipo de material de tubo de aço de baixo carbono, frequentemente usado em instalações industriais, refinarias de energia, refinarias de gás natural, usinas de energia, caldeiras, navios e fábricas de produtos químicos.
O grau B está localizado no meio dos dois graus. Ele tem força para transportar fluidos e gases em alta temperatura, mas é mais barato do que o Grau C. Em algumas aplicações de alta temperatura, onde o requisito de força não é muito alto, eles são muito populares entre os clientes.
Por fim, o ASTM A106 C tem o maior teor de carbono, pois com o aumento do teor de carbono, fará com que C tenha maiores propriedades mecânicas. Quando um engenheiro considera a escolha de tubos ou materiais para equipamentos de alta temperatura para projetos de alta resistência, ele ficará mais interessado na Classe C.
Benefícios em utilizar um material ASTM A106
Os materiais produzidos de acordo com a norma ASTM A106 possuem diversos benefícios, independente de qual grau seja, todos oferecem segurança para os projetos. Dentre seus principais benefícios estão:
- Elevada resistência;
- Grande durabilidade;
- Maior segurança;
- Qualidade.
Tubos ASTM 106 possuem alongamento longitudinal e transversal, de acordo com detalhes especificados na norma. Devido às solicitações severas a que os tubos são submetidos, a norma também é muito rigorosa quanto a exigência dos ensaios não destrutivos, como Hidrostático e Elétrico Não Destrutivo.
A Norma ASTM A 106 especifica as tolerâncias dimensionais de diâmetro externo e espessura da parede, e o tipo de acabamento das extremidades dos tubos e por fim, ela exige que os tubos sejam marcados individualmente.
Saiba aonde encontrar materiais ASTM A106
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos. Aqui trabalhos com produtos que seguem a norma ASTM A106 e muitas outras.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges, conexões de normas ANSI e DIN, dentre muitos outros produtos de alta qualidade e segurança para os seus projetos.
Temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado, de acordo com as suas necessidades.
Consulte os Tubos que comercializamos e faça um orçamento conosco!