As expectativas do mercado de Tubos de Aço para o segundo semestre de 2022
11 de julho de 2022As diferenças entre Tubo mecânico Schedule e Tubo mecânico ST-52
26 de julho de 2022Temos ótimas novidades! Novos materiais estão chegando aqui na Tubos ABC, entre eles os Tubos Sc A335 P91, você já conhece? São tubos de extrema qualidade.
Esses tubos suportam diversos fatores e situações ocorridos em projetos industriais e da área de construção civil, já que são altamente resistentes e duráveis.
Se você deseja adquirir os melhores Tubos Sc A335 P91, não deixe de conferir este conteúdo que trouxemos hoje!
Já conhece os Tubos Sc A335 P91?
Os Tubos Sc A335 P91 são feitos de um metal de liga de cromo molibdênio que contém excelente força e resistência à temperatura.
Esse tipo de aço foi projetado para aumentar a resistência à fluência, tornando-o um ferrítico reforçado com resistência à fluência (CSEF).
Esses tubos são feitos de um mental fabricado por normalização a 1050°C, resfriamento a ar a 200°C e, em seguida, revenido através de aquecimento a 760°C. Este processo é a principal razão por trás da resistência à fluência e durabilidade do P91.
A sigla “P91” representa a composição do metal de 9% de cromo e 1% de molibdênio mais vanádio. O cromo aumenta a resistência à temperatura e à oxidação.
O molibdênio aumenta a elasticidade, resistência ao desgaste e resistência à fluência de alta temperatura. Confira a seguir mais características a serem observadas do ASTM A335 P91, tipo 2:
- Não deteriorante;
- Espessura diminuída;
- Maior força de fluência.
Os Tubos Sc A335 P91 podem ser encontrados nos modelos forjados (A369) ou perfurados (SA369), além de seu comprimento poder ser do tipo específico ou aleatório.
São tubos altamente resistentes, que não se deterioram com o tempo. Costumam ser conhecidos como aço 9 Cr 1 Mo, ou tubos de cromo molibdênio, com base em sua composição.
Comparado com seus antecessores, o grau T22 ou P22, o grau P91 apresenta alta resistência, suportando temperaturas de até 600 °C.
Os limites de temperatura de oxidação também são mais altos, permitindo que os elementos sejam projetados com menos espessura.
Isso contribui para uma vida térmica de grande durabilidade, de quase 10 vezes maior que modelos anteriores, e permite que os engenheiros aumentem a temperatura de operação para um nível mais alto, aumentando também a sua eficiência.
O P91 normalmente permite uma redução da espessura da parede em pelo menos uma proporção de 2 para 1. Uma parede mais fina cria cargas de suporte mais leves, menos tempo de soldagem e usa menos metal de adição.
Essas vantagens são possibilitadas pela alta quantidade de cromo desse aço. O grau 91 contém 9% de cromo e 1% de molibdênio em comparação com 2,5% de cromo, próximo ao melhor grau de P22. Veja mais detalhes abaixo:
Requisitos Químicos dos Tubos Sc A335 P91:
- Carbono – 0,08% – 0,12%;
- Manganês – 0,30% – 0,60%;
- Fósforo, máx. – 0,020%;
- Enxofre, máx. – 0,010%;
- Silício, máx. – 0,20% – 0,50%;
- Cromo – 8,00% – 9,50%;
- Molibdênio – 0,85% – 1,05%;
- Vanádio: 0,18% – 0,25%;
- Nitrogênio: 0,030% – 0,070%;
- Níquel: 0,40% Máx;
- Alumínio: 0,02% Máx;
- Colúmbio: 0,06% – 0,10%;
- Titânio: 0,01% Máx;
- Zircônio: 0,01% Máx.
O cromo melhora a resistência a altas temperaturas e aumenta a resistência à oxidação. É praticamente insubstituível na resistência à oxidação em temperaturas elevadas. O cromo também aumenta a tração, o rendimento e a dureza à temperatura ambiente.
O molibdênio aumenta a resistência, o limite elástico, a resistência ao desgaste, as qualidades de impacto e a temperabilidade. Aumenta a resistência ao amolecimento, restringe o crescimento de grãos e torna o aço cromo menos suscetível à fragilização.
O molibdênio também é o aditivo mais eficaz para aumentar a resistência à fluência em altas temperaturas, ou resistência à fluência. Também aumenta a resistência à corrosão do aço e inibe a corrosão.
Também estão presentes quantidades menores de níquel e manganês que aumentam a temperabilidade do aço. A adição de Vanádio (V) e Columbium/Niobium (Cb/Nb), bem como o controle de Nitrogênio (N), melhora muito a resistência à fluência.
Mais importante do que os elementos de liga é a formação deste aço de liga. O aço é formado por normalização a 1050 °C e, em seguida, resfriamento a ar até 200 °C.
Em seguida, é temperado por aquecimento a 760 ° C. As temperaturas e taxas de resfriamento produzem a microestrutura que resulta em propriedades de alta resistência à fluência.
No geral, as especificações básicas dos Tubos Sc A335 P91 são: resistência à tração, min, PSI, (MPa) – 85.000 (585);
força de cedência, min, (MPa) – 60.000 (415).
As principais aplicações para os Tubos Sc A335 P91
Os Tubos Sc A335 P91 costumam ser indicados para situações de calor muito alto, principalmente em indústrias de processamento químico e usinas de energia. Outros lugares comuns que esses tubos marcam presença são:
- Geração de energia;
- Equipamento de processamento de gás;
- Serviços de petróleo;
- Plantas petroquímicas;
- Aquecedores/linhas de reaquecimento;
- Caldeiras.
Esses tubos também podem ser usados em operações de dobra, flangeamento (vanstoning) e de conformação semelhantes e para soldagem por fusão.
São usados com frequência na indústria de energia e plantas petroquímicas, onde fluidos e gases são transportados a temperaturas e pressões extremamente altas.
A resistência a altas temperaturas dos Tubos Sc A335 P91, tornam eles ideais para plantas que operam em uma base cíclica – como plantas de ciclo combinado.
A redução na espessura dos tubos é adequada aos projetistas de HRSG, em um HRSG a cabeça de temperatura é limitada, e a localização das bobinas no caminho de transferência de calor é muito crítica.
Ao soldar os Tubos Sc A335 P91, o pré-aquecimento, a manutenção das temperaturas entre passes e os procedimentos de tratamento pós-soldagem são essenciais para manter seu grau.
A soldagem tem um efeito importante na microestrutura. O não cumprimento dos procedimentos resultará em falhas catastróficas.
Para tubos de paredes grossas, o uso de um moderno sistema de aquecimento por indução – onde as bobinas não aquecem – é o método ideal. Isso proporciona melhor controle e aquecimento uniforme entre os diâmetros interno e externo.
O aquecimento por indução é ideal para manter as temperaturas entre passes e realizar a soldagem. Este também é um processo de aquecimento mais amigável para o trabalhador e é ideal para formas complexas como soldoletes e tês.
A composição dos eletrodos de soldagem utilizados deve estar sempre de acordo com o material de base. O teor de níquel e manganês do P91, embora em porcentagens menores, tem efeitos profundos nas temperaturas críticas, que determinam as temperaturas de tratamento térmico e as taxas de resfriamento.
O aço que não foi tratado termicamente tem uma grande afinidade com o hidrogênio, o que pode causar trincas por corrosão sob tensão. O pré-aquecimento deve ser feito adequadamente para remover qualquer umidade.
Além disso, o tratamento térmico pós-soldagem deve ser feito o mais rápido possível para evitar qualquer contato com a umidade da condensação, chuva, etc. Certifique-se de que todas as juntas sejam tratadas termicamente pós-soldagem antes do teste hidráulico.
Juntas de solda diferentes – especialmente em geometrias complicadas – podem fazer com que o tratamento térmico não tenha o efeito desejado em todas as seções transversais. Isso também pode levar a falhas.
Confira a lista de bitolas de Tubos Sc A335 P91 que está chegando na Tubos ABC
A Tubos ABC é especializada em tubos de aço de diversos modelos e formatos. A empresa está presente no mercado desde 2012, oferecendo os melhores produtos aos clientes.
Abaixo está a lista de bitolas de Tubos Sc A335 P91 que devem chegar em meados de Setembro, para o nosso estoque, todos importados da China:
- 1/2” SCH80 : 12 METERS
- 1/2” SCh 160 : 12 METERS
- 3/4” SCH80 : 12 METERS
- 3/4” SCH 160 : 12 METERS
- 1” SCh 80 : 12 METERS
- 1” SCh 160 : 12 METERS
- 1.1/2” SCH 80 : 12 METERS
- 1.1/2” SCH160 : 12 METERS
- 2” SCH80 : 12 METERS
- 2” SCH160 : 12 METERS
Comercializamos tubos com e sem costura, válvulas, flanges e conexões que seguem as normas ANSI e DIN. Também fazermos o procedimento de Biselamento de Tubos e muitos outros, de acordo com as medidas solicitadas pelo cliente.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.