Como é o processo de fabricação dos tubos galvanizados?
19 de setembro de 2022Onde utilizar o tubo de aço galvanizado?
10 de outubro de 2022Fechamento de usinas siderúrgicas na Europa pode impactar em aumento de preços no mercado de Tubos de aço
Provavelmente você já deve ter percebido os grandes impactos que a Guerra na Ucrânia vem causando em todo o mundo. Dentre eles, atualmente, podemos observar o fechamento de usinas siderúrgicas na Europa.
O fechamento de diversas usinas na Europa impacta diretamente no aumento dos preços de produtos como tubos de aço. A previsão é que aumente ainda mais até o final deste ano de 2022.
Saiba mais sobre o assunto lendo o conteúdo que trouxemos hoje, aqui, para você!
Entenda o motivo do fechamento de usinas siderúrgicas na Europa
O fechamento de usinas siderúrgicas na Europa está ocorrendo de forma muito rápida, e isso está acontecendo devido o alto custo do gás e eletricidade.
O preço do gás na Europa elevou muito por conta do corte das relações entre Rússia e países da União Europeia, impedindo a importação e exportação de produtos.
Grandes usinas siderúrgicas já planejam seu fechamento até final deste mês de setembro, já que mesmo adotando todas as medidas possíveis, não é possível ter lucro com os serviços realizados.
Para tentar conter a guerra na Ucrânia, a União Europeia implantou diversas sanções ao governo russo, dentre eles:
- Fechamento dos espaços aéreos;
- Suspensão de vínculos financeiros e comerciais;
- Exclusão de sete bancos russos do Swift (sistema de comunicação interbancária, responsável pelas transações mundiais).
Há muitas outras sanções já aplicadas para conter a guerra, mas ela segue em curso prejudicando a economia de todo o mundo.
Além das sanções aplicadas contra a Rússia, houve o contrário também, ou seja, algumas regras da Rússia contra a União Europeia, como o fornecimento do gás que foi interrompido.
É interessante entender que a Rússia é o terceiro produtor mundial de alumínio, além de ser também um dos maiores no que diz respeito ao aço.
O preço do alumínio, por exemplo, já alcançou US$ 3.552 por tonelada, no mercado de metais de Londres, um recorde histórico. Tudo isso são consequências da guerra e do fechamento de usinas siderúrgicas na Europa.
Conforme dados do jornal Estado de Minas, o preço do gás natural na Europa também alcançou o recorde histórico de 194.715 euros por megawatt-hora. Esses valores aumentaram devido ao temor dos investidores, com medo de uma ruptura no fornecimento de energia russa.
Por conta da guerra e o corte das relações com os países europeus, os preços do gás aumentaram e isso afeta diretamente na produção das usinas siderúrgicas que utilizam muito o CO2.
Qual o impacto do fechamento de usinas siderúrgicas na Europa para o mercado de tubos de aço?
Infelizmente o mercado de tubos de aço já vem sofrendo com diversos impactos ocasionados pelo fechamento de usinas siderúrgicas na Europa.
Por conta do fechamento das usinas, o mercado de tubos se torna ainda mais precário, escasso e caro, levando ao encarecimento de produtos e o fechamento de diversas empresas ao redor do mundo.
Com o fechamento de grandes usinas o aço ficará ainda mais caro, devido ser mais difícil encontrar outras empresas para adquirir o material, aumentando a demanda em usinas que ainda funcionam.
Um outro risco da área é a falta de material e demora na importação, já que a demanda vai aumentar para as usinas que ainda forem funcionar.
Se a demanda pelo aço cresce para poucas empresas, o material ficará ainda mais caro e com um envio mais demorado também, podendo impactar em diversos projetos da indústria e construção civil.
O aumento nos preços da energia, por exemplo, influencia na competitividade da produção de aço, um fator que torna a demanda do mercado dos tubos de aço mais fraca.
Um outro fator impactante, por conta do fechamento de usinas siderúrgicas na Europa, são as demissões em massa nas empresas.
A ArcelorMittal, costuma empregar mais de 310.000 pessoas em 60 países, e por conta de uma primeira queda de 20% na demanda do aço, em relação a 2007, muitos colaboradores serão afetados. Com o fechamento de alguns fornos da ArcelorMittal cerca de 300 pessoas serão afetadas.
A Europa também enfrenta o alto custo de CO2 na produção de aço, o que complica ainda mais a economia nos países da União Europeia.
Atualmente são diversos os setores que fazem uso do aço carbono, aço inoxidável e muitos outros. Em nosso dia a dia o aço está presente em diversos locais, mesmo que não percebamos.
As principais Usinas Siderúrgicas que desligaram total ou parcialmente seus altos-fornos na Europa
As principais usinas que já fecharam e irão fechar pela Europa, por um tempo indeterminado, são:
- ArcelorMittal – já fechou a unidade em Warzawa, na Polônia, e tem previsão de fechar a unidade de Luxemburgo, na Alemanha, e outras unidades na Espanha ao final de setembro;
- Liberty Steel – já parou um de seus dois altos fornos, na República Checa;
- United States Steel Kosive – já parou um de seus dois altos fornos na Eslováquia;
- Grupo HBIS – já parou um de seus dois altos fornos na Sérvia;
- Acciare d’Italia, a Ferriere Nord e a Arvedi – pararam totalmente as suas produções na Itália.
Como são empresas muito grandes, os impactos para os demais países são ainda maiores. O fechamento dos fornos da ArcelorMittal, por exemplo, gera grandes impactos já que essa empresa é a maior siderúrgica da Alemanha, que realiza diversas exportações.
Além dos fechamentos de muitos fornos da empresa na Alemanha, em outubro o país contará com impostos sobre o gás, uma medida adotada pelo governo da alemão, fator que intensifica ainda mais a pressão sob as usinas.
O fechamento de usinas siderúrgicas na Europa ocorrem principalmente porque essas empresas utilizam com intensidade e frequência a energia e o gás.
Com o aumento elevado dos preços do gás e eletricidade, torna-se impossível entrar no mercado de importações da siderurgia.
E mesmo as usinas reduzindo o consumo de gás e aderindo equipamentos alternativos e gás natural, não está sendo possível manter a produção de forma lucrativa.
Em resumo, com a queda da demanda de aço na Europa, o aço torna-se ainda mais caro para os países que importam eles.
A Tubos Abc possui um estoque completo de tubos de aço com os melhores valores do mercado
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com costura e sem costura, em vários modelos e formatos, atuando na área desde 2012.
Mesmo com as dificuldades geradas pelo fechamento de usinas siderúrgicas na Europa, com impactos também aqui no Brasil, a Tubos ABC teve o cuidado em renovar o estoque de tubos e demais produtos de aço.
Atualmente temos uma demanda sob controle de tubos, válvulas, flanges, conexões de normas ANSI e DIN, dentre muitos outros produtos de alta qualidade e segurança.
Temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!