Qual é o melhor material: Aço ou Ferro?
1 de agosto de 2023Confira quais são os tubos mais procurados no mercado
16 de agosto de 2023A Norma DIN serve basicamente para levar mais segurança e tranquilidade para os mais diversos projetos industriais, na área da construção civil e muitos outros.
Essa norma faz com que muitos materiais e equipamentos sigam orientações e passem por testes rigorosos de qualidade, garantindo mais resistência e segurança aos produtos e locais onde são aplicados.
Saiba mais sobre o assunto lendo o conteúdo que escrevemos abaixo!
Norma DIN para tubos de aço
A norma DIN possui essa abreviação vinda do termo “Deutsches Institut für Normung” que significa “Instituto Alemão de Normalização”.
O Instituto Alemão de Normalização é uma organização Alemã sem fins lucrativos, parecida à organização brasileira de sigla ISO (Organização Internacional para Padronização).
É muito importante que as empresas e indústrias adquiram produtos que seguem essas normas, garantindo itens de qualidade, com boa resistência e que oferecem segurança tanto para os sistemas onde são aplicados como para os fabricantes, funcionários e consumidores finais.
A norma DIN está presente em diversos produtos, mas principalmente nos tubos de aço, ajudando a padronizar o processo de fixação de parafusos, arruelas e porcas.
Muitas empresas, inclusive, dão preferência para produtos que seguem essas normas, tendo uma garantia maior de que o projeto será bem feito e de que as peças irão suportar as cargas e demais necessidades do ambiente.
As normas, no geral, ajudam a padronizar a fabricação e distribuição dos mais variados produtos e equipamentos industriais, principalmente aqueles fabricados de aço.
Essas normas são úteis principalmente para operações que envolvem o comércio, a indústria, a ciência e instituições públicas relacionadas ao desenvolvimento de produtos alemães.
Muitas vezes o regulamento dessas normas tem influência sobre as regulamentações de outros órgãos de normalização internacionais.
Aqui no Brasil, quando as normas ABNT não contam com uma normatização específica, a norma DIN é adotada como modelo. Muitas indústrias em outros países também seguem os critérios da norma para assegurar a qualidade de seus materiais.
Qual a origem da norma DIN?
A Norma Din tem sua origem na Alemanha, criada em 1918. É uma norma semelhante à brasileira, conhecida ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
DIN é a abreviação de “Deutsches Institut für Normung”, que significa Instituto Alemão para normatização, uma organização da Alemanha sem fins lucrativos, que oferecia serviços de padronização, com sede em Berlim, estabelecida em 1971.
São normas que já se tornaram referência em todo o mundo, principalmente quando no quesito segurança e padronização.
Estavam muito presentes nas rotinas das indústrias, sendo as mais utilizadas em todo o mundo. Serviram de referência para a criação de diversas normas brasileiras e de muitas outras de países diferentes.
Após a formação da União Europeia em 1992, as normas DIN se tornaram um pouco esquecidas já que foram criadas as Euro Normas (EN) que são semelhantes. Alguns exemplos destas normas são: EN 10.305 -1, e EN 10.305 -2. Contudo, ainda continuam existindo e levando a mesma segurança e qualidade aos produtos.
Conheça 5 normas DIN para tubos de aço
Existem diversas normas brasileiras, norte americanas e de muitos outros países que ajudam a padronizar tubos de aço e suas conexões. No caso da norma DIN existem 5 principais que são:
- DIN 2391: os tubos de aço, feitos de acordo com a norma DIN 2391, possuem a superfície lisa, devido ao processo de trefilação e são recomendados para situações que necessitam de precisão, baixa espessura e condições específicas de superfície e de propriedades mecânicas;
- DIN 2393: também podem ser usados em situações que demandam precisão, baixa espessura e condições específicas de propriedades mecânicas. São tubos fornecidos nos graus A (sem exigências especiais ou certificados de inspeção, B (com exigências e testes específicos) e C (outros tipos de aço, com propriedades mecânicas ou estados de fornecimento não enquadrados nos graus anteriores);
- DIN 2394: os tubos de aço da norma DIN 2394 contam com uma boa exatidão dimensional, sendo laminados e possuindo uma costura na seção circular, com tolerâncias dimensionais e restritas;
- DIN 2440: os tubos DIN 2440 são recomendados para usos na condução de fluídos não corrosivos, sendo fornecidos nas classes leve, média e pesada, com ou sem solda longitudinal por alta frequência e com ou sem revestimento de zinco;
- DIN 2458: semelhante aos tubos da norma DIN 2394, os que seguem a norma DIN 2458 são tubos com costura que possuem a rebarba interna removida e são fornecidos em aço SAE 1008/1012.
No geral, a norma DIN pode ser classificada como:
- Fundamental de tipo geral – normas de formatos, tipos de linha, rotulação e outras;
- Fundamental de tipo técnico – normas de características de elementos e equipamentos mecânicos;
- De materiais – normas de qualidade de materiais, designação, propriedades, composição, etc.;
- De dimensões de peças e mecanismos” – normas de formas, dimensões, tolerâncias).
E também pode ser classificada de acordo com a sua área de aplicação, como “internacionais”, “regionais”, “nacionais” ou “de empresa”.
A norma Din é classificada com diversos números e regulam todos os aspectos da vida econômica e produtiva na Alemanha. Por exemplo, a norma DIN 476 define os formatos e tamanhos de papéis que devem ser adotados oficialmente.
O uso da norma DIN pode ser vista, por exemplo, na fabricação de ferramentas. Um exemplo é o desenvolvimento de peças como uma chave, onde a DIN regula as voltagens, tolerâncias e especificações sobre o produto final.
O cumprimento dessa norma em um produto é garantia de confiança, segurança e qualidade para o comprador e usuário do mesmo.
A norma DIN é empregada no Brasil na fabricação de alguns tubos de aço e muitos outros produtos como, por exemplo:
- Mangueira hidráulica CTH 1SN: segue as normas SAE J517 100R1AT, DIN20022 1SN e EN853 1SN;
- Mangueira hidráulica CTH 2SN: segue as normas SAE J517 100R2AT, DIN20022 2SN e EN853 2SN;
- Terminais prensáveis padrão alemão: seguem as normas DIN 2353 24º Cone e DIN 3863 60º Cone;
- Conexões DIN: seguem as normas DIN 2353 e DIN 3852-1. Os acessórios para tubos DIN 2353 são bastante utilizados em equipamentos industriais, de óleo e gás e de construção em aplicações hidráulicas e pneumáticas;
- Abraçadeiras: seguem a norma DIN 3015 para tubos e mangueiras, flanges para mangueiras e tubos.
Norma DIN para tubos de aço e seus benefícios
A norma DIN como você já pode ter percebido ao longo deste texto é muito importante por levar mais segurança, qualidade e resistência aos projetos.
Proporciona ainda muitos outros benefícios como:
- Alta resistência;
- Longa durabilidade;
- Versatilidade;
- Mais precisão e desempenho;
- Melhor funcionamento das máquinas;
- Segurança na instalação;
- Segurança no uso das peças;
- Otimização dos processos de produção;
- Redução nos problemas de funcionamento dos itens industriais.
A norma DIN ainda garante um padrão de qualidade, reduzindo a quantidade de produtos e procedimentos diferentes, oferece mais confiança para os fabricantes passarem informações aos clientes, além de eliminar barreiras técnicas, deixando mais fácil o intercâmbio comercial.
Por fim, empresas que adquirem produtos conforme a norma DIN garantem e transmitem mais credibilidade e confiança às suas marcas e clientes, podendo ter aumento em seus faturamentos.
Tubos de aço com a norma DIN é na Tubos ABC!
A Tubos ABC é especializada em tubos de aço de diversos modelos e formatos. A empresa está presente no mercado desde 2012, oferecendo os melhores produtos aos clientes.
Comercializamos tubos com e sem costura, válvulas, flanges e conexões que seguem as normas ANSI e DIN. Também fazermos o procedimento de Biselamento de Tubos de acordo com as medidas solicitadas pelo cliente.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.