Tubos de Aço, o que são?
16 de maio de 2022Tubos Schedule, informações técnicas dos Tubos Schedule
6 de junho de 2022Quantas vezes você viu a sigla ASTM presente em modelos de tubos e demais equipamentos feitos de aço, por exemplo? São normas que garantem a qualidade dos produtos.
Os fornecedores que trabalham obedecendo essas normas, oferecem equipamentos mais resistentes, seguros e confiáveis.
Se você quer entender um pouco mais sobre essa sigla e sua importância, continue lendo o texto de hoje!
O que é a Sigla ASTM?
A Sigla ASTM refere-se a uma organização international, a American Society for Testing and Materials, em português seria algo como “Sociedade Americana de Testes e Materiais”.
Esse órgão é muito conhecido quando falamos de tubos de aço, ele é responsável por desenvolver e publicar normas técnicas internacionais para esse tipo de produto e muitos outros.
Exerce uma função parecida com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no Brasil. Os produtos, materiais ou serviços que seguem as normas ASTM possuem mais garantia de qualidade e segurança.
A ASTM é considerada a maior incorporadora de normas do mundo, tendo 143 comitês principais e diversos membros espalhados pelo mundo, totalizando 12.000 normas ao todo. Além disso, ela também auxilia muitos comitês técnicos voluntários.
O órgão foi fundado em 1898 nos Estados Unidos, depois de cientistas e engenheiros analisaram as quebras frequentes dos trilhos de trem e desenvolveram uma norma para o aço utilizado nas ferrovias, pesquisa comandada por Charles Benjamin Dudley.
Atualmente está localizada na cidade de West Conshohocken, Pensilvânia, sendo uma das mais antigas entidades normativas ainda em funcionamento. Além de ter um site, a ASTM publica de ano em ano o um livro de padrões ASTM, contudo para ter acesso completo é necessário uma assinatura.
Ao contrário da ABNT ou da DIN ela não é um organismo nacional de normatização dos Estados Unidos, tal atribuição compete ao ANSI. No entanto a ASTM é dominante entre os desenvolvedores.
Existe também a DIN, na Alemanha, Deutsches Institut für Normung (ou Instituto Alemão de Normatização, em uma tradução livre) que foi fundado no ano de 1917 em Berlim e é encarregado em fazer toda a normatização de diversos setores naquele país.
As Normas DIN tem por objetivo se conectar com o chamado “estado da ciência”, o que visa garantir qualidade e segurança na produção e consumo. E, assim como a ABNT no Brasil, ela é responsável por definir coisas como tamanho de papel para documentos oficiais, as voltagens e diversas especificações sobre um produto final.
Quais são os benefícios da ASTM?
São diversos os benefícios proporcionados pela ASTM, afinal, todos os produtos certificados por ela passam por testes rigorosos de qualidade, aprovando sua resistência e segurança.
Os materiais que passam por esse tipo de norma técnica garante mais segurança para os projetos e, inclusive, para o nosso dia a dia, já que o aço está presente em praticamente todo lugar.
Os principais benefícios da ASTM são:
- Certificação de qualidade;
- Produtos de confiança e segurança;
- Alta compatibilidade;
- Desenvolvimento e pesquisa para novas descobertas;
- Facilitação de comercialização e acesso ao mercado;
- Projetos mais seguros, eficientes e com certificação internacional.
A ASTM também serve como base para estudantes que realizam pesquisas nas áreas de energia, construção civil, petróleo, ciência de materiais, metais, plásticos, tintas, dentre outros.
É um órgão que atende diversas empresas e setores do mercado, como por exemplo:
- Indústria de Energia;
- Indústria Petroquímica;
- Indústria Aeroespacial;
- Indústria Automotiva;
- Indústria Química;
- Engenharia e construção;
- Governo e Defesa;
- Empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa;
- Agências de Normas Técnicas Nacionais.
A importância de adquirir tubos que atendem as normas ASTM
A ASTM é muito importante para gerar mais segurança para empresas e seus clientes, principalmente quando falamos da área da indústria.
Ela estabelece normas para muitos materiais industriais como, por exemplo: alumínio, combustíveis, ligas de aço e polímeros.
Produz normas que indicam procedimentos de análise como, por exemplo, para a determinação do tamanho de grãos em ensaios metalográficos (ASTM E112) e para obtenção da quantidade de benzeno e tolueno na gasolina de aviação (ASTM Method 3606).
As normas técnicas, no geral, são muito importantes ao adquirirmos produtos, seja para qualquer tipo de atividade e/ou setor, para garantir a sua qualidade e eficiência ao serem utilizados. Dentre os principais benefícios da ASTM estão:
- Certificação internacional de qualidade;
- Garantia de confiança, segurança e eficiência;
- Alta compatibilidade;
- Desenvolvimento e pesquisa para novas descobertas;
- Facilitação de comercialização e acesso ao mercado;
As normas ASTM são base para estudantes que pesquisam nas áreas de petróleo, ciência de materiais, energia, ambiente de construção, metais, tintas, plásticos, dentre tantos outros. São muito úteis para aplicações de setores como esses abaixo:
- Agências de Normas Técnicas Nacionais;
- Energia;
- Engenharia e construção;
- Empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa;
- Governo e Defesa;
- Indústria Aeroespacial;
- Indústria Automotiva;
- Indústria Petroquímica;
- Química;
- Setor industrial.
Conheça os Tipos de normas ASTM
Existem diferentes tipos de normas ASTM, cada uma possui uma especificidade para o produto, indicando suas características, propriedades químicas, mecânicas etc. Podemos dar como exemplo as normas de tubos de aço.
Para que um tubo seja confiável, seja ele de aço carbono, aço inoxidável, galvanizado ou outro tipo de material, é preciso verificar se ele segue algumas normas, como as internacionais da ASTM ou as nacionais da ABNT.
Muitas normas existem para garantir que os tubos sejam produzidos de maneira padronizada, assim como sejam testados para ter a sua eficácia e resistência comprovada.
Entender sobre as principais normas de tubos é muito importante para você saber se realmente está adquirindo um produto bom ou se está sendo enganado.
Todos os tipos de tubos de aço precisam seguir normas e se você for comprar um tubo que não possui nenhuma certificação, pode desconfiar. Veja abaixo as principais normas ASTM para tubos de aço:
ASTM A53
Similar à norma brasileira NBR 5590, a A53 (que substituiu a A120) é aplicável em tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos. Possui propriedades químicas e mecânicas definidas.
ASTM A106
Esta norma se aplica a tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos em altas temperaturas (até 470ºC).
ASTM A178
A A178 é uma norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, para utilização em caldeiras, serpentinas de aquecimento, evaporadores, geradores de vapor, condensadores, pré-aquecedores e condução de gases similares, fornecidos em vários graus de matéria-prima.
Todos os materiais da A178 são submetidos ao ensaio hidrostático, durante um tempo mínimo de 5 segundos.
ASTM A214
Norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, indicados para uso em trocadores de calor, condensadores, caldeiras e outros aparelhos similares de transferência de calor.
ASTM A500
Similar à norma brasileira NBR 8261, a ASTM A500 se refere aos tubos de aço carbono circulares, quadrados ou retangulares, com ou sem costura, formados a frio, destinados a aplicação em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas.
Compre tubos que atendem as normas ASTM aqui na Tubos ABC
A Tubos ABC é uma empresa referência no segmento de tubos de aço. Ela reconhece o quanto é significativo o cumprimento das normas técnicas ASTM e oferece produtos de extrema qualidade a sua clientela.
Fazemos a distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos ainda outros equipamentos como: válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Contamos com frota própria, realizando entregas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Já firmamos diversas parcerias com grandes empresas, o que demonstra a confiabilidade que o mercado tem em relação à empresa e ao catálogo de tubos, válvulas e conexões.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Para eventuais dúvidas ou para solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!