Entenda a importância do minério de ferro
14 de março de 2022Saiba como está o funcionamento da indústria siderúrgica com a guerra na Ucrânia
4 de abril de 2022Por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia diversos setores industriais começaram a sofrer impactos negativos, um exemplo é em relação a importação de Tubos de Aço e o aumento de preços.
Já não bastasse os impactos que o mundo enfrentou e continua enfrentando por conta da pandemia de Covid-19, agora com a guerra as coisas se tornam ainda mais complicadas.
As dificuldades surgem principalmente por Rússia e Ucrânia serem grandes exportadores de diversos materiais importantes para a economia e desenvolvimento dos países. Veja o que o muda com tudo isso.
Entenda como anda o conflito entre Rússia e Ucrânia
O conflito entre Rússia e Ucrânia parece não ter fim, e conforme vão se passando os dias, o mundo sente os impactos negativos em relação a petróleo, gás, minério de ferro, trigo, milho, entre muitos outros.
Enquanto a guerra continuar, os preços de diversos materiais irão subir, além do custo elevado em relação a logística e frete. Os impactos atingem todos os países, mas principalmente os mais pobres.
Há anos a Rússia e a Ucrânia importam produtos básicos para todo o mundo. São dois grandes exportadores de gás natural, petróleo, minério de ferro, carvão, trigo e cereais, outro e muitos outros metais preciosos.
A Rússia, por exemplo, é o quarto maior exportador de alumínio no mundo. É um cinco principais produtores mundiais de aço, níquel, cobre e paládio. Além de ser o terceiro maior produtor mundial de ouro.
É um país que produz muitos outros metais, que são muito utilizados para a fabricação de variados produtos como: latas de alumínio, componentes de automóveis, cabos de cobre, tubos etc.
A Ucrânia também é outro importante fornecedor de paládio e platina. Por isso, diversos produtos enlatados, materiais que utilizam cabos de cobre e tubos de aço irão aumentar seus preços.
Saiba como está a importação de Tubos de Aço
A importação de tubos de aço segue prejudicada por conta da guerra entre a Rússia e Ucrânia. Inclusive, uma das maiores empresa de tubos Interpipe, está fechada, sem poder fornecer e exportar seus tubos de aço carbono e demais produtos.
A Interpipe está localizada na Ucrânia, responsável por produzir tubos extremamente resistentes e versáteis, passando por rigorosos testes de qualidade que garantem sua segurança e durabilidade nos projetos.
Produz principalmente tubos de aço carbono sem costura, seguindo normas nacionais e internacionais. Além de fabricar outros produtos de aço e outros materiais, estando entre as três maiores produtoras de rodas ferroviárias e pneus do mundo.
A empresa é bastante conhecida, atuando há bastante tempo no mercado. Costumava entregar produtos para mais de 80 países, incluindo o Brasil.
Possui uma rede de escritórios espalhados pela Europa, América do Norte, Oriente Médio, Rússia e Ásia Central, facilitando suas negociações.
Em 2012, a Interpipe vendeu mais de 1.1 milhões de toneladas de tubos para diversos clientes de todo o mundo. E em 2013 conseguiu ampliar suas operações na América Latina, passando em auditoria de pré-qualificação, realizada pela Petrobras, por isso o Brasil já conta há um bom tempo com tubos de qualidade e projetos cada vez mais seguros.
Essa companhia de tubos é uma das melhores do mundo devido entregar produtos que atendem as exigências dos principais padrões internacionais como a API 5CT, API 5l, EN(DIN), ASTM e JIS.
Veja alguns números dos primeiros efeitos do conflito entre Rússia e Ucrânia para a balança comercial
No geral, não só seremos prejudicados pela o aumento de preço nos tubos de aço, mas também em relação a setores e serviços como:
- Petróleo/Energia;
- Alimentos;
- Metais;
- Néon.
Petróleo/Energia
A Rússia é o terceira maior exportador de petróleo do mundo, sendo também um dos maiores exportadores de gás. Por conta da guerra e muitas sansões para combater o conflito, a exportação desses itens se torna ainda mais difícil e cara.
A previsão, conforme estudos, é que os preços continuem subindo, enquanto a guerra não acabar. Isso acontece devido ter poucas alternativas para substituir as exportações da Rússia, que produz aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo por dia.
É por esses motivos que o combustível já aumentou no Brasil e pode seguir tendo alterações futuras, se o conflito persistir.
Alimentos
No que diz respeito a alimentos, tanto a Rússia como a Ucrânia, são grandes exportadores de produtos alimentícios. São países que exportam boa parte do trigo e cereais para diversas partes do mundo.
Rússia e Ucrânia representam, por exemplo, 29% das exportações globais de trigo e 19% de milho, conforme dados do banco JP Morgan.
A Ucrânia possui um solo muito fértil, sendo uma grande produtora mundial de azeite de girassol, produto utilizado para diversos fins no dia a dia da população. A Rússia ocupa o segundo lugar, representando 60% da produção mundial, dados da S&P Global Platts.
Metais
A área de metais é outra bastante prejudicada, já que a Rússia é um dos maiores fornecedores do mundo de metais, produtos muito importantes para a área industrial, construção civil e muitos outros.
Como já mencionamos, a Rússia é quarto maior exportador global de alumínio; um dos cinco principais produtores mundiais de aço, níquel, paládio e cobre; terceiro produtor mundial de ouro.
Já a Ucrânia possui grande participação no fornecimento de metais, na exportação de paládio e platina, além da exportação de minério de ferro.
Conforme estudos e entrevistas realizadas pela agência de notícia Reuters, no início de março deste ano de 2022, o níquel (usado em baterias feitas de lítio – ferro) disparou 76%, e o paládio (usado nos conversores catalíticos de automóveis, para reduzir emissões de gases) alcançou níveis inéditos.
A interrupção, demora e aumento de preços no que diz respeito a diversos metais, geram sérios problemas para fabricantes e consumidores finais.
Neón
Já no que fiz respeito ao Neón, a Ucrânia é um dos principais provedores de gases raros purificados, como o criptônio e o néon (ou neônio), este último essencial para a fabricação de semicondutores.
O país representa quase 70% das exportações mundiais de gás néon purificado, usado para os lasers que gravam os padrões dos semicondutores, conforme pesquisas da consultoria TrendForce.
Os Estados Unidos, por exemplo, utiliza mais de 90% do néon, vindos da Ucrânia, em suas indústrias de chips. Alterações neste tipo de abastecimento acaba gerando escassez de microchips, sendo um problema para os países, fator que já ocorreu em 2021.
No geral, o conflito entre os dois países afeta o mercado de forma bastante agressiva, prejudicando a economia, gerando queda na bolsa de valores, menos confiança dos investidores e poucas transações em dólar.
A Tubos ABC possui um estoque abastecido de Tubos de Aço a sua espera
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos, atuando na área desde 2012.
Pensando nas dificuldades geradas pela Guerra na Ucrânia, renovamos nosso estoque de tubos e demais produtos de aço, por isso, no momento nossa demanda está sob controle.
Aproveite para conhecer os tubos que fornecemos, as válvulas, flanges, conexões de normas ANSI e DIN, dentre muitos outros produtos de alta qualidade e segurança.
Temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!