O que é o aço carbono e suas vantagens?
3 de novembro de 2023Como escolher o fornecedor de Tubos de aço ideal?
13 de novembro de 2023Os tubos de aço para sistemas de aquecimento são itens extremamente importantes para o uso em indústrias, residências e comércios, onde há a passagem de fluidos com temperaturas elevadas.
Esse tipo de tubo é fabricado com materiais que suportam bem fluidos mais agressivos e em altas temperaturas. Eles são feitos justamente para evitar sua corrosão, garantindo mais segurança e eficiência nos projetos.
Confira, no texto a seguir, mais detalhes sobre os tubos de aço para sistemas de aquecimento.
O que são tubos de aço para sistemas de aquecimento?
Os tubos de aço para sistemas de aquecimento são tubos com elevada resistência, feito com aço carbono de alta qualidade, suportando bem os fluidos muito quentes que passam em seu interior.
Em sistemas de aquecimento, os tubos são peças-chave para fazer um transporte seguro de fluidos com temperaturas extremas. Em projetos assim, é preciso investir em tubos que sejam resistentes, duráveis e seguros.
É importante ainda que os tubos para sistemas de aquecimento não permitam a passagem de oxigênio, já que isso contribui para a ferrugem no sistema por dentro, resultando em tubos entupidos com vegetação. Com esses problemas, o desempenho geral dos sistemas ficam reduzidos, atrasando os processos e gerando diversos problemas.
O tubo precisa ser realmente adequado para o projeto e atividades. Também é importante observar a temperatura ideal, levando em considetação a estanqueidade do sistema. O líquido de arrefecimento, por exemplo, não pode ultrapassar os limites do tubo, para não estragar os materiais e equipamentos nas proximidades.
No mercado, atualmente, há diversos modelos de tubos, por isso é preciso adquirir o mais adequado às necessidades do projeto. Em época de inverno, inclusive, as chances de problemas são ainda maiores.
Tubos para sistemas de aquecimento: o que deve ser levado em conta?
Antes de adquirir os seus tubos de aço para sistemas de aquecimento é importante levar em consideração alguns fatores como, por exemplo:
- Ver qual é o tipo de junta do tubo, se é externa ou oculta;
- Pressão e temperatura média do transportador de calor no sistema de aquecimento;
- Se a instalação possui configuração simples ou complexa no sistema;
- A localização da tubulação, para ver se há necessidade de trabalhar com a questão do isolamento térmico;
- Facilidade para reparos nas tubulações e bom acesso a elas.
Para escolher o tubo correto é preciso contar com a ajuda de profissionais que entendem do assunto, fornecedores confiáveis e experientes.
Também é interessante entender um pouco sobre o sistema de aquecimento, assim você consegue fazer uma escolha mais acertada para o seu projeto e necessidades.
Existem, por exemplo, dois tipos de sistemas de aquecimento, que são: o individual e o centralizado. Geralmente, o tubo precisa corresponder a um desses sistemas.
Em casas residenciais, por exemplo, o sistema costuma ser individual, com a pressão do tubo não excedendo 2 ou 3 atmosferas.
Já em projetos urbanos, o sistema costuma ser o centralizado, com uma pressão de até 16 atmosferas. Geralmente essas taxas altas são alcançadas durante a inicialização do sistema, ajudando a limpar a tubulação de congestionamentos.
No geral, antes de comprar os seus tubos de aço para sistemas de aquecimento é imprescindível optar por tubos resistentes à elevação da temperatura, ao processo de corrosão, degradação, contrações térmicas, deformações e dilatações.
É preciso optar por tubos que realmente suportam bem as elevadas pressões de trabalho e por períodos longos de tempo nessas condições.
Quais tubos de aço são indicados para sistemas de aquecimento?
Como existem diversos modelos de tubos, no mercado, podemos encontrar algumas opções ideias para sistemas de aquecimento. Confira 4 principais tubos mais usados:
- Tubos de Aço – A tubulação mais comum em sistemas de aquecimento central é a feita de aço. Contudo é preciso dar atenção para o uso da junta de solda que torna o material mais suscetíveis à corrosão e a destruição da camada protetora do tubo;
- Tubos Reforçados – Apropriados para todos os sistemas de aquecimento, pois são projetados para uma pressão de 25 atmosferas;
- Tubos de Polipropileno – Bastante utilizados em sistemas individuais, feitos para suportar 6 a 10 atmosferas;
- Tubos de Metal-plástico – Usados tanto no sistema individual quanto no central. São tubos mais duráveis e resistentes à corrosão.
De esses materiais, citados acima, os mais usados nas indústrias são os tubos de aço, principalmente os de carbono, devido possuírem baixo custo, ótimo desempenho, boa soldabilidade e boas qualidades mecânicas.
São tubos que cumprem bem o seu papel de transportar fluidos como água, óleo, gás, vapor condensado, em pressões e temperaturas elevadas.
Contudo, também é importante entender que o aço carbono apresenta baixa resistência à corrosão, podendo sofrer corrosão uniforme quando exposto à atmosfera, formando a temida ferrugem, ou corrosão alveolar quando é exposto ao contato direto com o solo.
Geralmente os tubos mais indicados, em situações com risco de corrosão, são aqueles feitos de aço liga ou aço inoxidável. Esses últimos são mais caros, porém suportam muito mais a agressão do ambiente e fluidos.
Os tubos galvanizados, no qual recebem uma camada de zinco, também são bastante indicados, já que recebem proteção a mais ao material.
Há ainda a possibilidade de aplicação de um revestimento interno anticorrosivo. Tudo deve ser levado em consideração antes de adquirir seus tubos de aço para sistemas de aquecimento.
É preciso pensar no custo-benefício, principalmente à longo prazo, além de menos manutenções, reformas e ajustes. Com tubos de qualidade também é mais fácil garantir a segurança no ambiente de trabalho.
Preste atenção também em algumas características essenciais para a melhor escolha do tubo de aço para sistemas de aquecimento como, por exemplo:
- Bom isolamento térmico – É fundamental que o tubo ofereça um bom isolamento térmico, evitando possíveis acidentes de contato e muitos outros;
- Elevada resistência mecânica – O tubo precisa suportar bem a passagem do fluido sem apresentar corrosões, deformações, dilatações e contrações térmicas;
- Boa durabilidade – O tubo precisa ser feito com materiais de alta qualidade, para ser durável, evitando muitas trocas de tubulações, falhas no funcionamento e danos mecânicos, gastos desnecessários etc.
Venha para a Tubos ABC e solicite já o seu orçamento!
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço carbono com costura e sem costura, inoxidáveis, galvanizados, pretos e muito mais. São vários modelos e formatos.
Comercializamos tubos, barras de aço, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN. Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Solicite um orçamento conosco!