Onde comprar tubos de aço de qualidade para o seu projeto?
13 de junho de 20235 dicas de como escolher o tubo de aço ideal
27 de junho de 2023As características e vantagens do Tubo de Aço Carbono são muitas, por isso são tão procurados para projetos industriais e de construção civil, se destacam por serem altamente resistentes e duráveis.
É um tubo muito versátil, com excelente desempenho, principalmente por ser feito da mistura de ferro e carbono, sendo perfeito para transportar diversos fluidos.
Confira, neste post de hoje, mais motivos para adquirir esses tubos.
Afinal, o que é aço carbono?
Antes de entender melhor sobre as características e vantagens do tubo de aço carbono, é preciso entender primeiro o que é o aço em si.
O aço carbono é basicamente uma liga metálica com 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição.
É produzido a partir da mistura de ferro e carbono, mas em sua composição também pode ser acrescentando o fósforo, manganês e o silício.
É um material muito versátil, sendo utilizado com frequência na área industrial e em obras da construção civil, na construção de veículos automotivos, em tubos, máquinas e até mesmo em utensílios domésticos e decoração de ambientes.
É interessante entender que para aproveitar bem todas as características e vantagens do tubo de aço carbono é preciso adquirir as peças que possuem a quantidade certa de carbono, de acordo com a sua necessidade.
Os materiais podem receber menor ou maior quantidade de carbono, influenciando na sua resistência, flexibilidade, durabilidade e muitos outros fatores. Veja mais detalhes no próximo tópico.
Principais características e vantagens do Tubo de Aço Carbono
É importante conhecer as principais características e vantagens do tubo de aço carbono para escolher o ideal para o seu projeto e necessidade.
O aço carbono em si é um material muito forte, resistente e com grande durabilidade. Quanto mais carbono for adicionado em sua composição, mais resistência o tubo de aço irá ganhar.
E quanto mais carbono há em um ferro, mais duro ele é. O manganês, silício e o fósforo também regulam o nível de resistência do aço. Confira abaixo como funciona:
- Baixo carbono
O aço com baixo teor de carbono apresenta menor resistência e baixa dureza, devido possuir apenas 0,30% de carbono em sua composição. Contudo, é muito usinável, pode ser soldado facilmente e possui alta taxa de tenacidade.
É usado em aplicações que não exigem alta resistência, como na produção de tubos para a área da construção civil, construção de pontes, fabricação de chapas metálicas, tubos, pregos, fios e componentes automotivos.
- Médio carbono
Diferente do aço de baixo carbono, o de médio carbono possui mais resistência, principalmente em relação ao tratamento térmico. O aço de médio carbono possui de 0,30% a 0,60% de carbono em sua composição.
Comparado ao de baixo carbono, o de médio possui menor dureza e tenacidade. Contudo é um dos aços mais utilizados, principalmente por possuir uma boa temperabilidade em água.
O aço com médio teor de carbono é usado em aplicações que requerem maior resistência e dureza, como engrenagens, equipamentos ferroviários, eixos, molas e demais componentes de máquinas.
- Alto carbono
O aço de alto carbono é o de maior resistência, devido possui acima de 0,60% de carbono em sua composição. É o mais resistente ao desgaste e à dureza, apesar de possuir uma menor ductilidade.
É um tipo de aço muito usado em sua forma temperada ou revestida, devido possuir propriedades de manutenção de um bom fio de corte.
A principal propriedade de um tubo de aço carbono é referente a sua resistência mecânica, ou seja, ele suporta elevadas cargas de pressão, de diferentes fluidos, e ainda continuam com sua integridade. Mas há ainda muitas outras propriedades como:
- Propriedades de dureza relativa;
- Resistência aumenta conforme o teor de Carbono;
- Ductilidade diminui com o teor de Carbono;
- Suportar altas temperaturas e pressões;
- Pode ser utilizado em instalações elétricas.
Esse tipo de aço é utilizado em aplicações que exigem alta resistência e dureza, como na produção de talhadeiras, folhas de serrote, martelos, facas, molas de alta tensão e trilhos ferroviários.
São muitas as características e vantagens do Tubo de Aço Carbono, por isso vale a pena investir.
Além da diferença no teor de carbono, o aço também pode ser classificado de acordo com seu processo produtivo, como por exemplo:
- Integrados (que operam em 3 fases como: Redução, refino e laminação;
- Semi integradas (operam em 2 fases: Refino e laminação);
A função dos produtos também pode ser levada em consideração, sendo eles:
- Semi acabados – Blocos e placas;
- Planos aço de carbono – Bobinas e chapas;
- Plano aços especiais – Ligados, bobinas e chapas;
- Plano longos de aço carbono – Vergalhões, perfis, tubos, arames etc.
Utilize Tubo de Aço Carbono em seu projeto e tenha durabilidade garantida
No mercado, encontramos diversos modelos, diferentes formatos, características e vantagens do tubo de aço carbono. Dentre as vantagens podemos mencionar, por exemplo:
- Alta resistência;
- Alta soldabilidade;
- Baixo ponto de fusão;
- Grande durabilidade;
- Maior segurança;
- Ótimo custo-benefício;
- Versatilidade.
A resistência dos tubos de aço carbono é uma das principais vantagens, fator que explica porquê é um produto tão requisitado para os mais diversos projetos, em diferentes setores.
Devido o aço carbono ser um material de grande durabilidade, os tubos feitos a partir dele são indicados para projetos de construção e instalações na estrutura de diversos locais que usufruem de bastante rigidez.
Por conta da sua rigidez, os tubos de aço carbono ganham mais durabilidade, impedindo prejuízos e falhas no cotidiano dos projetos onde são aplicados.
Em projetos residenciais, por exemplo, onde há o uso de instalações elétricas, é preciso contar com boas estruturas para que o local seja mais seguro.
Já em projetos comerciais de estabelecimentos e empresas ou projetos industriais de produção que operam diariamente ou em grande escala, os tubos de aço carbono evitam maiores riscos.
No geral, há muitas características e vantagens do Tubo de Aço Carbono. Eles são muito versáteis, devido possuírem excelente resistência para o contato com temperaturas extremas, ambientes de alta pressão e superfícies corrosivas.
Também se adaptam bem às características de instalações elétricas oferecendo isolamento para diversos espaços.
Por todas as suas vantagens, os tubos de aço carbono são muito indicados para ambientes que entram em contato com condições de temperatura, pressão e eletricidade acima do convencional.
O maior estoque de tubos de aço carbono você encontra aqui!
Agora que você já viu as principais características e vantagens do Tubo de Aço Carbono, busque empresas confiáveis e que comercializam produtos originais, de qualidade e com certificado de segurança, aprovando sua resistência, procedência e demais características.
Empresas especializadas e responsáveis seguem todas as normas de fabricação, armazenamento e distribuição, levando mais segurança e melhores resultados para o seu projeto.
A Tubos ABC, por exemplo, é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubo de aço carbono com costura e sem costura, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!