Tudo o que você precisa saber sobre os tubos de aço
25 de abril de 2023Tubos de Aço para Indústrias
9 de maio de 2023A fabricação de Tubos Galvanizados é feita sob rígidos padrões de segurança regulamentados por órgãos fiscalizadores, por isso são tubos tão eficientes e de alta qualidade.
São produtos versáteis, com ótimo custo-benefício e podem ser utilizados em diversos setores e variadas aplicações. Atualmente, existem diferentes tamanhos de tubos galvanizados, além de particularidades em relação ao processo de galvanização.
Leia nosso post de hoje e saiba mais sobre esses tubos, suas aplicações, processo de fabricação, sua importância e onde adquirir os de melhor qualidade e segurança.
Entenda melhor sobre o processo de fabricação dos tubos galvanizados
Os tubos galvanizados, conhecidos também como Tubos de Aço Galvanizado ou Tubos Zincados, são procurados principalmente por sua alta resistência à corrosão.
Pesquisas demonstram que a corrosão é a principal responsável pela perda de ferro no mundo, e uma das vantagens desses tubos é que eles dificilmente enferrujam.
A fabricação de tubos galvanizados faz com que eles possam transportar tranquilamente diversos tipos de fluidos, inclusive líquidos, sendo muito resistentes, seguros e duráveis.
O aço galvanizado é um produto que passa pelo processo de galvanização – o ato de revestir o aço com uma camada de zinco bem fina, a fim de potencializar sua resistência anticorrosiva, por isso eles se tornam ainda mais resistentes para os projetos.
São tubos de fácil limpeza e manutenção, ajudando a evitar problemas recorrentes de obstrução de passagens da tubulação. Inclusive, não podem ser usados no transporte de gás, porque o zinco pode entupir as linhas dos tubos quando esses começarem a lascar.
Quanto ao formato, os tubos galvanizados possuem uma forma cilíndrica, ou seja, são redondos. São muito utilizados na condução de fluidos, por isso estão presentes em diversas indústrias, construção civil e outros variados setores.
No geral, tubos de aço são usados em projetos que exigem maior segurança e resistência a diferentes tipos de temperaturas e exposição ao tempo. Quando falamos de processos envolvendo altas temperaturas os tubos galvanizados são os mais indicados.
As principais aplicações dos Tubos Galvanizados
A fabricação de tubos galvanizados faz com que eles possam ser aplicados em diversas áreas, principalmente em indústrias e projetos da construção civil. Veja abaixo os locais onde são mais utilizados:
- Auto peças;
- Empresa de cimento;
- Empresa de energia;
- Empresa de gás;
- Empresa de mineração;
- Empresa de papel e celulose;
- Engenharia e construções;
- Indústria metalúrgica;
- Indústria naval;
- Indústria química;
- Indústria petroquímica;
- Indústria têxtil;
- Montagens e instalações industriais;
- Usinas de açúcar e álcool.
São muito usados na instalação de postes públicos, sendo ideais para suportar ações da natureza como sol, chuva, vento e demais fatores do ambiente externo.
A fabricação de tubos galvanizados faz com que suas estruturas permitem que as fiações elétricas estejam completamente protegidas e possam funcionar de maneira correta e sem riscos.
Para os processos de indústrias como as de Álcool e Açúcar, os Tubos Galvanizados oferecem facilidades para a condução de líquidos e grânulos.
São extremamente resistentes à corrosão, por isso são ideais na condução de fluidos agressivos. Suas propriedades anticorrosivas são muito importantes garantindo a segurança dos fluidos que passam em seu interior.
O material apresenta também grande facilidade de limpeza, o que evita contratempos como a obstrução de passagens da tubulação. Além disso, a baixa rugosidade da estrutura evita a formação de incrustações.
Os equipamentos são elaborados para processamento, transporte e manipulação de substâncias químicas sem redução de sua vida útil, mas é fundamental certificar se o fabricante faz a produção dos tubos de aço dentro do conjunto de normas que padronizam a qualidade.
Fabricação de tubos galvanizados à fogo X Tubo galvanizado à frio
É por meio da fabricação de tubos galvanizados que esses produtos ganham características que os tornam tão úteis em diversas áreas, fazendo a diferença, por exemplo, em estruturas de projetos.
Tudo começa com a formação do cilindro de aço, ele é feito por meio de uma chapa de aço, processo similar à produção de outros tipos de tubos de metal. Existem diferentes formas de fazer os Tubos Galvanizados, mas o redondo é o mais popular e o mais prático.
Com o tubo já formado, ele passa pelo processo de galvanização que consiste na aplicação de finas camadas de zinco. Essas camadas são responsáveis por tornar o aço ainda mais resistente, principalmente em relação à corrosão, já que ele é muito utilizado para diferentes líquidos, alguns com capacidade corrosiva alta.
O processo da fabricação de tubos galvanizados, conhecido como galvanização, é complexo e que deve ser feito seguindo normas de pesos, medidas e segurança fundamentais para que o material tenha a qualidade necessária.
Essa é uma preocupação ainda mais importante devido ao uso final dos Tubos Galvanizados. Muitas vezes eles são utilizados para transportar materiais perigosos ou em alta temperatura.
Sendo assim, a integridade do cano é fundamental para evitar acidentes. É por isso que, antes de adquirir esses tubos, é preciso observar as certificações da peça.
Existem ainda diferentes tipos de galvanização e cada tipo altera características diferentes dos tubos. As técnicas mais utilizadas de galvanização de tubos são as modalidades a quente e a fria.
- Galvanização a quente (galvanização a fogo): Tubos ideais para a condução de fluidos e gases em geral, consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580;
- Galvanização a frio: Tubos indicados para estruturas metálicas como os alambrados e os andaimes (que não transportam fluidos). O processo de galvanização a frio é feito por meio do choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa.
Na galvanização a quente dos Tubos Galvanizados é um processo químico que reveste o aço com zinco. Assim, seu principal objetivo é impedir o contato do material base, o aço (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo.
Como o zinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que se corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro.
A fabricação de tubos galvanizados à fogo pode ser encontrada em quase todo tipo de aplicação e indústria onde o aço é empregado. As indústrias de utilidades domésticas, processos químicos, papel e celulose, construção civil, automotiva e de transporte, para numerar algumas poucas, tem feito grande uso histórico da galvanização, no controle da corrosão.
Esses setores citados acima continuam fazendo uso da técnica até hoje. Por mais de 140 anos, a galvanização a fogo tem sido um sucesso comercial como método de proteção frente à corrosão de uma grande variedade de aplicações.
Existe também a galvanização eletrolítica, que é a deposição do zinco em aço ou ferro através de corrente elétrica. A corrente elétrica fornecida pelas redes de distribuição é transformada de alternada para corrente contínua através de retificadores, tendo a separação da corrente em duas partes, a positiva e a negativa (Anodo e Catodo).
Galvanização de tubos e sua importância
Como já vimos, a fabricação de tubos galvanizados faz toda a diferença para resultados ainda melhores. Esses tubos são ótimas opções para as construções em geral e condução de fluidos em variados processos industriais.
Se as empresas seguirem bem a correta fabricação de tubos galvanizados, de acordo com as normas vigentes, os benefícios são diversos, oferecendo qualidade e reforçando ainda mais sua importância nos projetos.
Com uma boa fabricação de tubos galvanizados, eles acabam proporcionando:
- Alta Resistência;
- Condutividade;
- Excelente relação custo-benefício;
- Fácil adaptação a cada fase de produção industrial;
- Ganho estético da aparência do tubo;
- Maior durabilidade;
- Maior dureza a materiais corrosivos e abrasivos;
- Maior facilidade para soldagem;
- Pode ser reciclado com facilidade, junto a outras sucatas de aço, sem agredir o meio ambiente.
Por essas e tantas outras vantagens que diversos setores optam por fazerem o uso dos Tubos Galvanizados. Eles são ótimos para situações em que o material passa por um grande estresse abrasivo e corrosivo.
As indústrias que dependem de segurança e eficiência no transporte de líquidos e produtos são as que mais utilizam esses tubos, prolongando ainda mais a vida útil de seus projetos.
É importante entender que Tubos Galvanizados que não atendem todas as necessidades de segurança e qualidade com certeza vão trazer problemas durante o seu uso e gastos extras. Por isso é importante adquirir produtos de empresas confiáveis. Fique atento!
Os melhores tubos galvanizados você encontra aqui!
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubos, inclusive os tubos galvanizados, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!