O que esperar do setor de Tubos de Aço no segundo semestre de 2024
28 de junho de 2024Tubos de aço precisam de manutenção? Conheça os cuidados recomendados!
19 de julho de 2024A galvanização de tubos é um processo que começou há muito tempo, servindo para tornar os tubos muito mais resistentes e seguros para as indústrias, área da construção civil e demais ambientes que os utilizam.
Eles são muito resistentes, eficientes, versáteis e duráveis, sendo ideais para o uso em projetos marítimos e em ambientes úmidos, devido não enferrujarem com facilidade.
Confira, no texto de hoje, o que é a galvanização de tubos, os métodos utilizados, aplicações e vantagens, sua importância e onde adquiri-los com ótimo custo-benefício.
O que é o processo de Galvanização de Tubos?
A galvanização de tubos é um processo que tem por objetivo trazer mais resistência ao material de aço, protegendo os tubos da corrosão que os danifica. Neste caso, o metal é revestido por outro material mais nobre, evitando a corrosão e aprimorando a aparência do tubo.
Os tubos de aço ou os de ferro são cobertos por uma camada de zinco. O zinco impede o contato do material com o ambiente agressivo e evita a corrosão.
É interessante entender que o aço, o ferro ou outros materiais revestidos em zinco aguentam facilmente as adversidades climáticas e as ações do tempo. Com esse tipo de tratamento, os tubos adquirem mais segurança nas indústrias e demais ambientes onde são utilizados. Eles ganham mais qualidade e resistência, evitando vazamentos de diferentes tipos de fluidos.
Tanto o ferro como o aço são exemplos de materiais muito utilizados na indústria e na produção de inúmeros produtos. Contudo, é comum que os materiais feitos a partir deles, venham a enferrujar com o tempo, devido a diversos fatores químicos ou físicos, por isso a galvanização faz toda a diferença.
Agentes naturais, como oxigênio e a água, contribuem bastante para a corrosão dos objetos de aço. Por esses fatores mencionados, pensando em evitar prejuízos econômicos e até mesmo danos ambientais causados por peças enferrujadas ou oxidadas, o processo de galvanização é de extrema relevância, sendo muito eficiente.
Tubos galvanizados a quente VS tubos galvanizados a frio
Existem dois tipos de galvanização de tubos e cada tipo altera características diferentes. As técnicas mais utilizadas para o revestimento dos tubos são a galvanização a fogo e a frio. Veja abaixo como acontece em cada caso:
- Galvanização a quente (galvanização a fogo)
Os tubos galvanizados a quente são ideais para a condução de fluidos e gases em geral. Esse processo à quente consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580.
Na galvanização a fogo, o material recebe um banho de zinco fundido, resultando em peças mais duráveis e mais sustentáveis. A galvanização a fogo é um processo químico que reveste o aço com zinco. Assim, seu principal objetivo é impedir o contato do material base, o aço (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo.
Como o zinco é mais anódino do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que se corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro.
A galvanização a fogo pode ser encontrada em quase todo tipo de aplicação e indústria onde o aço é empregado. As indústrias de utilidades domésticas, processos químicos, papel e celulose, construção civil, automotiva e de transporte, para numerar algumas poucas, tem feito grande uso histórico da galvanização, no controle da corrosão.
Esses setores citados acima continuam fazendo uso da técnica até hoje. Por mais de 140 anos, a galvanização a fogo tem sido um sucesso comercial como método de proteção frente à corrosão de uma grande variedade de aplicações.
- Galvanização a frio
A galvanização de tubos a frio é indicada para estruturas metálicas como os alambrados e os andaimes (que não transportam fluidos). O processo de galvanização a frio é feito por meio do choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa.
O processo de revestimento feito em galvanização a frio acontece de forma manual com tinta de qualidade elevada de zinco, sendo passada no exterior do tubo.
Existe também a galvanização eletrolítica, que é a deposição do zinco em aço ou ferro através de corrente elétrica. A corrente elétrica fornecida pelas redes de distribuição é transformada de alternada para corrente contínua através de retificadores, tendo a separação da corrente em duas partes, a positiva e a negativa (Anodo e Catodo).
Ao escolher produtos galvanizados, como tubos e conexões, você evita prejuízos financeiros, afinal, você não vai precisar substituir a peça em tão pouco tempo. Outra vantagem também é que você contribui com a preservação do meio ambiente.
Saiba mais sobre o processo de galvanização de tubos
É importante entender como o processo de galvanização de tubos funciona, para que você possa adquirir o produto ideal para o seu projeto, ou buscar o método mais eficiente de acordo com o seu objetivo.
Basicamente, podemos dizer que o processo de galvanização ocorre por meio de uma interação metalúrgica entre o aço e o zinco, no qual uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo o contato do material com o ambiente.
Após essa técnica, o aço fica mais protegido da corrosão e consegue aguentar com mais facilidade adversidades relacionadas a mudanças climáticas ou à ação do tempo.
Tudo começa com a formação do cilindro de aço, ele é feito por meio de uma chapa de aço, processo similar à produção de outros tipos de tubos de metal. Existem diferentes formas de fazer os Tubos Galvanizados, mas o redondo é o mais popular e o mais prático.
Com o tubo já formado, ele passa pelo processo de galvanização que consiste na aplicação de finas camadas de zinco. Essas camadas são responsáveis por tornar o aço ainda mais resistente, principalmente em relação à corrosão, já que ele é muito utilizado para diferentes líquidos, alguns com capacidade corrosiva alta.
A galvanização de tubos é um processo complexo e que deve ser feito seguindo normas de pesos, medidas e segurança fundamentais para que o material tenha a qualidade necessária.
Essa é uma preocupação ainda mais importante devido ao uso final dos tubos galvanizados. Muitas vezes eles são utilizados para transportar materiais perigosos ou em alta temperatura.
Sendo assim, a integridade do cano é fundamental para evitar acidentes. É por isso que, antes de adquirir esses tubos, é preciso observar as certificações da peça, adquirindo esses produtos com fornecedores confiáveis.
Também é interessante entender que você pode comprar tubos já galvanizados ou optar pelo processo de galvanização com os tubos de aço ou ferro que você já possui.
Principais usos dos Tubos Galvanizados
A galvanização de tubos permite que eles sejam aplicados em diversos projetos. Alguns exemplos são:
- Indústrias de utilidades domésticas;
- Indústria química e petroquímica;
- Indústria de papel e celulose;
- Indústria automotiva;
- Construção civil;
- Usinas de açúcar e álcool.
Os tubos galvanizados são utilizados em todas essas áreas mencionadas acima e muitas outras, devido às diversas vantagens proporcionadas por eles. Dentre as principais vantagens estão:
- Resistência à corrosão e oxidação;
- Resistência a impactos e deformações;
- Resistência a temperaturas extremas;
- Longa durabilidade;
- Fáceis de cortar, ajustar e instalar.
- Facilidade de instalação;
- Facilidade na hora da limpeza;
- Sustentáveis;
- Suportam elevadas cargas e pressões;
- Versáteis, adequando a diferentes projetos.
Com estruturas de aços mais resistentes e protegidas, há a redução de gastos com manutenção. Isso porque os equipamentos galvanizados têm vida útil mais elevada e resistem melhor ao desgaste. Sem dúvidas, é uma escolha bem mais econômica e com melhor custo-benefício.
A durabilidade dos equipamentos galvanizados é muito maior do que a dos não galvanizados. Vale lembrar que o material que passou pelo processo de galvanização apresenta uma maior resistência contra danos mecânicos durante as etapas de manuseio, transporte, instalação e estocagem.
Mesmo após muitos anos de uso, o equipamento galvanizado pode ser completamente reciclado em uma nova fusão, sem ter qualquer resquício de ferrugem. Isso reduz os impactos ambientais e estimula o uso eficiente das matérias-primas.
A galvanização de tubos por imersão a quente consegue revestir um material por completo em pouquíssimos minutos. Logo depois disso, o material já está pronto para o uso.
Outra vantagem é que a galvanização pode ser utilizada para diversos segmentos, incluindo: construção civil, indústria automobilística, agropecuária, armazenagem, transporte, serralheria, estruturas metálicas, oficinas, entre outros.
A importância dos tubos galvanizados em seu projeto
Apesar dos tubos de aço já serem bastante resistentes e com diversos benefícios, com o tempo eles podem enferrujar, principalmente se utilizados em projetos marítimos ou que estejam em constante contato com líquidos.
Para ter tubos ainda mais duráveis e ainda mais resistentes, evitando a troca constante, obtendo mais segurança e praticidade para sua indústria ou obra, é interessante contar com a galvanização de tubos. Este tipo de processo serve basicamente para:
- Aumentar a durabilidade dos tubos;
- Aumentar a resistência à corrosão;
- Evitar gastos desnecessários.
- Garantir segurança para os colaboradores;
- Melhorar a aparência dos tubos.
A galvanização pode ser usada em tubos, como é de costume, mas também pode ser utilizada em muitos outros tipos de equipamentos e produtos como, por exemplo: em máquinas, andaimes, pontes, viadutos, grades etc.
É interessante você entende que a ferrugem se forma a partir da oxidação do ferro metálico (Fe) a cátion ferro (Fe2+) na presença do oxigênio e da água. O ferro e a maioria dos metais, exceto o ouro e platina, têm forte tendência a oxidar com o passar do tempo.
Por conta da oxidação, diminui muito a durabilidade de tubulações, máquinas, equipamentos, estruturas de construções, edifícios, pontes, grades, viadutos etc. Com isso, o processo de corrosão também pode colocar em risco a vida das pessoas e a infraestrutura das cidades.
Se os tubos duram menos, há o aumento da demanda para a produção de novos materiais metálicos, que favorece a exploração de minérios e gera grandes gastos de energia. Nesse sentido, fica fácil compreender por que o processo de galvanização é extremamente relevante para os metais, não é mesmo?
Tubos Galvanizados é na Tubos ABC
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubos, inclusive os tubos galvanizados, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Oferecemos também o próprio processo de galvanização de tubos de aço e ferro, além de oferecemos os serviços de: corte de tubos, rosqueamento de tubos, biselamento de tubos e o revestimento de tubos.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!