O que são tubos de aço carbono?
2 de novembro de 2020Qual é o uso dos Tubos de Condução?
4 de janeiro de 2021Normas internacionais e nacionais para tubos de aço são essenciais para garantir a qualidade e segurança dos produtos.
Elas estipulam quais são os parâmetros em que os tubos devem ser construídos, com o objetivo de suportarem as pressões dos líquidos, vapores, gases e outros fluidos que passam por sua estrutura interna.
Vamos abordar, neste texto de hoje, um pouco mais sobre as normas internacionais e nacionais para tubos de aço e como funcionam. Confira!
Normas internacionais e nacionais para Tubos de Aço
Tubos de aço produzidos de acordo com normas internacionais e/ou nacionais são produtos que resultam em alta qualidade, segurança, resistência, durabilidade, entre muitos outros.
Isso ocorre porque as normas são padrões/regras seguras que garantem diversas vantagens para os tubos, principalmente a garantia de algo seguro e confiável.
As mais conhecidas são as internacionais como a ASTM, e as nacionais como a ABNT. Elas fazem com que os tubos sigam um padrão para serem produzidos, além de serem realizados testes para comprovar sua eficácia e resistência.
A ASTM, em inglês “American Society for Testing and Materials” (Sociedade Americana de Testes e Materiais) é um órgão internacional que desenvolve e publica normas de diversos produtos, sistemas e até mesmo serviços.
Ela é considerada a maior incorporadora de normas no mundo todo e tem grande importância em todos os países.
É mantida por milhares de membros e já criou mais de 12.000 normas, facilitando processos, padronizando e trazendo segurança para centenas de nichos.
Todas as normas da ASTM, em relação aos tubos de aço, são essenciais para especificar características dos tubos.
Já a ABNT funciona de forma semelhante, aqui no Brasil. Ela é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR).
Atua também, desde 1950, na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.
Sua atividade tem como base guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.
A ABNT contribui para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.
Fique atento para não adquirir tubos de aço sem certificados e sem garantia de terem sido fabricados sob normas internacionais e nacionais.
Quando você compra um tubo sem certificado, um produto falso, você corre o risco de ter problemas ainda maiores em seus sistemas e projetos, já que o tubo terá qualidade inferior e pode não ser tão seguro e resistente como os originais.
Para que servem as normas internacionais e nacionais para Tubos de Aço?
Como foi mencionado, as normas internacionais e nacionais para tubos de aço servem para garantir que os produtos adquiridos sejam mais seguros e resistentes, levando mais tranquilidade e confiança nos projetos.
Confira abaixo as principais normas e para que servem:
NORMAS ASTM
A sigla ASTM é para representar o órgão internacional de padronização e normalização dos tubos, semelhante em nosso país à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As mais conhecidas são:
- Norma ASTM 53: Regulamenta a produção de tubos de aço carbono com costura, pretos ou galvanizados à quente para condução de fluidos não corrosivos, divididos em dois graus: A, para ser dobrado e flangeado e B, com limitações.
- ASTM A500: Tubos com costura e soldados a frio, utilizados principalmente para estruturas metálicas que podem ser soldadas, parafusadas ou rebitadas. Os tubos podem ser quadrados, retangulares ou redondos.
- ASTM A572: Destinado a tubos de aço de alta resistência mecânica para fins estruturados, imersos à quente e com costura. São geralmente utilizados em construções civis, navais, na fabricação de máquinas agrícolas, entre outras aplicações que exijam essa resistência mecânica.
NORMAS DIN
Estas normas DIN são de padronização alemã e tem a mesma equivalência da nossa ABNT. São três normas utilizadas na fabricação dos tubos de aço:
- DIN EN 10305-2: Regula a fabricação e venda dos tubos de aço de alta precisão, com costura e trefilados a frio. Assim, possui uma tolerância bem mínima nas suas dimensões. São bem utilizados na indústria de autopeças.
- DIN EN 10305-3: Segue os mesmos parâmetros da norma EN 10305-2, para tubos de alta precisão, utilizados em móveis e autopeças;
- DIN EN 10305-5: Mesma destinação das normas anteriores.
NORMAS NBR
Definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as normas são determinantes para a venda de produtos para o mercado nacional, atendendo a parâmetros muitos semelhantes às normas internacionais. As utilizadas para o segmento são:
- NBR 5580: Esta norma define os parâmetros de fabricação para os tubos de condução de água, gases, vapores e outros líquidos não corrosivos, destinado ao uso residencial e comercial. Estes tubos tem padronização diferenciada, com menor quantidade de testes de qualidade e menos exigências do que a norma NBR 5590;
- NBR 5590: Essa norma é a mais importante. É destinado á venda dos tubos de condução, ou dos Tubos Schedule. Nela, estão determinados os parâmetros de costura, de galvanização e de roscas e conexões para condução de fluidos como água, vapores, ar comprimidos. Muito utilizado para a construção de tubos para indústrias;
- NBR 6591: Destinado para fins estruturais, define os parâmetros necessários para os tubos com costura;
- NBR 8261: Possui a mesma finalidade da norma 6591. Destinado para tubos estruturais, sejam eles quadrados, retangulares ou redondos.
A importância de adquirir tubos de aço de acordo com as normas nacionais e internacionais
Como você já deve ter percebido as normas internacionais e nacionais para tubos de aço são muito importantes para que eles ganhem ainda mais resistência e segurança ao serem utilizados nos projetos.
Adquirir tubos que obedecem à essas normas, garante ao cliente um produto de qualidade superior, mais confiança para manuseá-los e confiança de que vai cumprir realmente com o que promete.
No geral, as normas técnicas orientam a produção e uso adequado do tubo, dessa forma, ele pode ser usado com segurança nas aplicações recomendadas.
Existem muitas normas internacionais e nacionais para tubos de aço, cada uma sendo específica para cada tipo de uso. Há, inclusive, normas internacionais e suas similares aqui do Brasil. Veja abaixo dois exemplos e suas equivalentes:
ASTM A500 – equivalente NBR 8261
ASTM A500 é uma especificação emitida pela ASTM para tubos de aço estrutural. Semelhante a NBR 8261, ela exige requisitos sobre encomenda, fabricação e fornecimento de tubos de aço carbono, com costura e sem costura.
Exige ainda requisitos quanto aos tubos quadrados, redondos ou retangulares, destinados para construção soldada, rebitada ou parafusada de pontes, edifícios e para fins estruturais gerais.
ASTM A106 – equivalente NBR 6321
A ASTM A106 é a especificação padrão para tubos de aço carbono sem costura, para serviços de alta temperatura, e são adequados para operações de soldagem, dobra, e flangeamento.
É muito comum o uso de tubos desta norma em refinarias, usinas em geral e fábricas de petróleo que transportam vapor em alta pressão ou líquido sob alta temperatura ou pressão. É muito importante para garantir a resistência e segurança do projeto.
Há ainda as normas ASTM A178, ASTM A214, ASTM A179, ASTM A53 (comercializada na NBR 5590), dentre muitas outras.
Também existem as normas DIN, que são produzidas na Alemanha, possuindo também normas equivalentes as norte e sul americanas.
Tubos de aço de acordo com as normas nacionais e internacionais você encontra aqui!
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos, formatos e todos seguindo as normas internacionais e nacionais dos tubos de aço.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges, conexões de normas ANSI e DIN, dentre muitos outros produtos de alta qualidade e segurança.
Temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Oferecemos uma vasta opção de produtos de qualidade e segurança com excelente custo-benefício para os seus projetos.
Faça um orçamento conosco!