Seja um parceiro Tubos ABC e aumente o seu faturamento
2 de julho de 2020Utilize seu cartão BNDES para compra de Tubos de Aço
10 de agosto de 2020O aço galvanizado é utilizado em diversos setores e diferentes aplicações, oferece muitas vantagens, dentre elas a sua versatilidade e ótimo custo-benefício.
É um material muito usado nas indústrias, principalmente para a produção de tubos, peças e chapas, proporcionando mais resistência em seu uso. Entenda mais sobre o assunto nos próximos tópicos!
A origem do aço galvanizado
O aço galvanizado é um material que passa pelo processo conhecido como “Galvanização“, no qual o aço é revestido por uma camada de zinco bem fina que proporciona mais resistência contra a corrosão (ferrugem).
O aço em si é um material muito utilizado nas estruturas de construções por todos os lugares. Contudo, o material inicial, que é o ferro ou zinco, não são tão resistentes e acabam sendo corroídos pela ferrugem com o tempo, trazendo mais gastos à empresa.
Para solucionar essa questão, foi criado o processo de galvanização tornando o aço mais resistente e não corrosivo. Atualmente, este material está muito presente na fabricação de tubos, canos, vigas de apoio, tetos, entre outros.
O nome “Galvanização”, conforme estudos publicados no Wikipedia, tem origem no nome do cientista Italiano Luigi Galvani. Foi ele quem descobriu o efeito galvânico em metais e foi usado por Sorel para descrever o mecanismo de proteção do aço por revestimento de zinco.
Com o tempo, o termo foi mudando seu significado e hoje é basicamente o processo de revestimento de peças com zinco ou ligas de zinco. Desde o Império Romano, o zinco começou a ser utilizado na área da construção.
Este elemento, sendo usado como revestimento protetor de estruturas de ferro, tem a sua origem na Índia e a primeira evidência advém de Armaduras indianas do século XVII existentes no Museu real de armas e armaduras, no seu pólo de Leeds.
A galvanização tem seu primeiro registro histórico científico no ano de 1742, quando um químico Francês, J. P. Malouin, apresentou à Royal Society várias experiências envolvendo o zinco fundido de peças de ferro. Apenas em 1837 que a primeira patente de galvanização foi depositada por Stanislaus Modeste Sorel, seu processo era bem parecido ao dos dias atuais.
No geral, o processo de galvanização ocorre da seguinte forma: um metal é revestido por outro. O que fica na parte externa da peça é chamado de “sacrifício”, pois se deixa degradar por elementos ambientais, enquanto o metal no interior se mantém preservado. Entre os elementos que podem ser usados neste procedimento, estão:
- Cromo;
- Estanho;
- Zinco;
- Ouro.
Então, quando falamos de um tubo galvanizado, por exemplo, estamos mencionando um objeto que foi revestido por outro metal, fazendo com que o aço em seu interior tenha uma vida útil mais longa.
As aplicações do aço galvanizado
O aço galvanizado possui diversas aplicações, principalmente na construção civil e indústrias. A partir do século XXI as empresas começaram a investir mais nesse tipo de material para que seus projetos fossem mais duráveis, com estruturas mais resistentes e rígidas.
Como mencionamos, o aço galvanizado é muito utilizado em tubulações. Os tubos galvanizados são ideais para a condução de fluidos, como por exemplo: água, ar e gases. Servem também para empreiteiras de construção e para a instalação de postes públicos ou construtoras em geral. Veja abaixo algumas outras aplicações deste produto:
- Usinas de açúcar e álcool
Os tubos galvanizados são ideais para o segmento sucroalcooleiro, em sistemas de transferência de líquidos e grânulos, principalmente devido as estruturas desses tubos serem resistentes à corrosão mesmo com a passagem de fluidos agressivos.
Também são fáceis de serem limpos e eficientes nas usinas de açúcar e álcool, que agregam vantagem em seus sistemas de cozimento e evaporação.
- Indústrias químicas e petroquímicas
Os tubos galvanizados são muito utilizados também nas indústrias químicas e petroquímicas. Por conta da sua característica anticorrosiva é possível garantir mais segurança aos fluidos que passam em seu interior; além disso, a baixa rugosidade da estrutura evita a formação de incrustações.
Apesar de maioria das vezes o aço galvanizado ser usado em indústrias, como mencionamos acima, eles também pode ser usado em residências.
Esses tubos podem ser galvanizados a quente ou a frio, veja como funciona o processo de cada um: o tubo de aço galvanizado a quente é recomendado para a condução de fluidos e gases em geral, como por exemplo a água, os óleos e ar-condicionado.
Consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580.
Já o aço galvanizado a frio é indicado para estruturas metálicas como os alambrados e os andaimes, que não transportam fluidos. Seu processo de fabricação é por meio do choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa.
No geral, os tubos de aço galvanizado é muito bom quando pensamos em resistência a elementos ambientais, como chuva e poluição, desde que sejam produzidos conforme as diretrizes técnicas e normativas da fabricação de tubos de aço.
Os tubos fabricados com o processo de galvanização são equipamentos ótimos para o transporte e manipulação de substâncias químicas sem redução de vida útil. Mas é muito importante, buscar por um fornecedor confiável, que trabalha com tubos de aço dentro do conjunto de normas que padronizam a qualidade.
Vantagens de utilizar o aço galvanizado
O aço galvanizado possui muitas vantagens, podemos falar principalmente da sua resistência à corrosão e sua durabilidade.
O aço que passa pelo revestimento de zinco possui uma barreira isolante e anti-corrosiva, impedindo assim o surgimento da ferrugem, de produtos de reações químicas ou eletroquímicas submetidas a diversos fatores climáticos.
Contudo, é importante falamos que eles não são recomendados para regiões litorâneas, pois não resistem à maresia e acabam enferrujando.
O aço galvanizado é excelente para o uso em tubos, como você viu no tópico anterior. Normalmente, o tubo de aço galvanizado é submetido a diversos testes como o sopro de vapor, que garante a adesão do zinco ao material, além dos testes Eddy Current e de pressão hidrostática.
O aço galvanizado, além de ser resistente a materiais corrosivos e abrasivos, possui um excelente custo-benefício e é adaptável à cada fase da produção industrial.
Os tubos de aço galvanizado, por exemplo, podem ser utilizados em grandes sistemas operacionais, inclusive nos setores de fluidos. Podem ser reciclados com facilidade, junto a outras sucatas de aço, sem agredir o meio ambiente.
Esse tipo de tubo, produzido com o aço galvanizado, é fornecido em barras com 6 metros de comprimento e, dependendo da finalidade, das necessidades e das especificações dos clientes, podem ou não conter roscas nas pontas.
Os produtos são adquiridos com certificado de qualidade, que garantem a durabilidade e conferem segurança para a indústria na qual serão utilizados. Veja abaixo demais vantagens do aço galvanizado:
- O aço galvanizado não empena;
- Não emana odores desagradáveis;
- Possui alta resistência às intempéries;
- É imune a pragas urbanas;
- Não é inflamável;
- É versátil;
- Fácil de limpar;
- Durável (podendo atingir até 25 anos de uso).
Além de todas essas vantagens, o aço galvanizado possui um prazo curto na fabricação de peças, com tempo médio de aproximadamente 30 dias e mais 15 dias para montagem.
As estruturas já chegam montadas, facilitando e agilizando o processo de montagem de forma geral; evita o desperdício e exige menor quantidade de operários para transporte e é fácil de armazenar (não ocupa muito espaço).
Ao contrário da madeira, o aço não sofre com os ataques de cupins, uma das grandes queixas nas construções, não entorta, não encolhe e não se deforma. É um material muito vendido em todo o Brasil, possuindo diversos modelos e formatos.
O aço galvanizado também pode ser utilizado em perfis de estrutura de divisórias em drywall. E o tubo de aço galvanizado, assim como outras peças feiras deste aço, são fabricados sob rígidos padrões de segurança regulamentados por órgãos fiscalizadores trazendo mais eficiência e qualidade ao produto. Lembre-se de procurar por bons fornecedores!
A Tubos ABC distribui produtos em aço galvanizado das melhores marcas mundialmente reconhecidas.
A Tubos ABC é uma empresa referência no segmento de tubos de aço galvanizado. Ela reconhece o quanto é significativo o cumprimento das normas técnicas e oferece produtos de extrema qualidade a sua clientela.
Também conta com frota própria, realizando entregas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Diversas parcerias com grandes empresas já foram firmadas, o que demonstra a confiabilidade que o mercado tem em relação à empresa e aos seu catálogo de tubos, válvulas e conexões.
Para eventuais dúvidas ou para solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!