Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012
16 de novembro de 2021Veja quais as diferenças entre Tubo de Aço Carbono com costura e Tubo de Aço Carbono sem costura
17 de janeiro de 2022Existem diferentes tipos de aço, cada um com suas características e aplicações. É preciso entender um pouco mais sobre cada um para saber qual é o melhor e mais adequado para o seu projeto.
De um modo geral, todos os tubos que são fabricados de aço são muito resistentes e duráveis, devido o aço contar com componentes de alto desempenho.
Tubos de aço, inclusive, são muito versáteis e ideais para projetos da área da construção civil e indústrias diversas, principalmente na construção e desenvolvimento de estruturas industriais.
Você sabe como são fabricados os Tubos?
Os tubos de aço são fabricados de duas formas: com costura e sem costura. Os tubos feitos com costura possuem uma dobra na chapa do aço e passam por um processo de soldagem para emendá-los, juntando suas duas extremidades.
Tubos com costura são muito resistentes e ideais para serem usados como componentes de transmissão, ferramentas de perfuração, indústria automotiva, indústria agrícola, de móveis, produtos de manutenção, dentre muitos outros.
Já os tubos sem costura são fabricados “inteiros” recebendo uma perfuração em seu interior, ou seja, o material é aquecido e seu miolo passa por um resfriamento, para depois ser desprendido, criando assim uma “casca”.
O tubo sem costura, então, não é soldado, sendo ideal para aplicações onde envolve grandes pressões. Ele é um tubo muito usado em projetos e peças que exigem o máximo de confiança, principalmente envolvendo pressão de óleos e vapores, pistões hidráulicos e caldeiras.
As principais diferenças entre os tubos com costura e sem costura são referentes a sua limpeza e aplicação. O tubo com costura possui mais facilidade em ser limpo, possuindo um ótimo custo benefício, mas não sendo adequado em projetos onde envolve mais pressão.
Já o tubo sem costura é mais resistência sob pressão de vapor e óleo, sendo excelente em projetos mais exigentes, possuindo um custo um pouco maior, mas que vale a pena.
No geral, ambos são tubos muito resistentes, versáteis, seguros, com alta qualidade e grande durabilidade. Estão presentes em diferentes áreas e setores, se adaptando a variados projetos.
Antes de adquirir seus tubos é muito importante entender a finalidade de cada um, buscar uma equipe experiente e qualificada que possa te ajudar a escolher o ideal, sabendo explicar é o aço melhor para o seu projeto e qual vale mais a pena a longo prazo, mostrando bem seu custo-benefício.
Quais os principais tipos de aço usados na fabricação de Tubos
Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles:
- Aço Carbono
Esse tipo de aço é formado pela liga de ferro com carbono, onde o teor de carbono nesse caso é inferior a 2,11%. São chamados de aço carbono todos os produtos derivados apenas da junção do ferro com o carbono — podendo o teor do elemento variar — sem quantidades significativas de outros na composição.
Nesse tipo de aço, normalmente existem elementos residuais, como manganês, fósforo ou silício, mas as quantidades não são suficientes para alterar suas propriedades. Os aços carbono são amplamente utilizados em diversas aplicações.
Abaixo tem-se uma relação com a variação do teor de carbono nesse tipo de aço. Os aços carbono são os mais produzidos, constituindo cerca de 90% da produção mundial. Podem ser divididos ainda em:
- Aço de alto carbono – acima de 0,50% até o limite de 2,11%;
- Aço de médio carbono – entre 0,20% e 0,49%;
- Aço de baixo carbono – entre 0,05% e 0,20%;
- Aço de carbono extra baixo – entre 0,015% e 0,05%;
- Aço de carbono ultrabaixo – abaixo de 0,015%.
- Aço Liga
Já os aços liga contêm, além das ligações entre ferro e carbono, outros elementos em proporções significativas que podem alterar as propriedades químicas ou mecânicas do material. Geralmente, os outros elementos adicionados à composição do aço são: manganês, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio e silício. Isso vai depender da propriedade que querem que o aço atinja.
Esses elementos normalmente são utilizados para aumentar a dureza e a resistência mecânica ou química do aço ou para conferir-lhe outras propriedades que sejam interessantes para sua aplicação.
Os aços liga também são divididos de acordo com o teor de elementos em sua composição:
- Aço baixa liga – a soma dos teores de todos os elementos liga adicionados não ultrapassa 5% de todo o material;
- Aço média liga – a soma dos teores de todos os elementos liga fica entre 5% e 12% de todo o material;
- Aço alta liga – a soma dos teores de todos os elementos liga é no mínimo 12% de todo o material;
- Aço baixa liga de alta resistência – nesse caso o teor de carbono é menor que 0,25% e o teor dos outros elementos liga é menor que 2%.
Geralmente os elementos liga mais utilizados para esse tipo de aço são o Nióbio, Vanádio e Titânio, que ajudam no aumento da resistência do material.
O aço liga é um produto bastante utilizado na construção civil e na indústria. É um material composto por ligas de ferro e carbono e é utilizado na fabricação dos mais diferentes produtos, dentre eles eletrodomésticos, veículos, materiais de construção, entre outros.
O aço é muito popular e de grande aplicabilidade, sendo suas propriedades mecânicas um dos fatores que o faz ser tão utilizado. Essas propriedades variam de acordo com os diferentes tipos de material e as suas composições.
Onde utilizar cada tubo de acordo com seus tipos de aço?
É importante entender mais sobre a aplicação de cada tipo de tubo, como dar como exemplo os tubos de aço carbono e os tubos de aço inoxidável. No segundo caso, os tubos são mais indicados para projetos que têm mais contato com umidade/líquidos, já que o aço inoxidável é muito mais resistente à corrosão. Veja mais detalhes abaixo:
- Aços estruturais
Os tubos feitos com aços estruturais são ideais para a aplicação na construção civil, possuem alta resistência mecânica e suportam grandes carregamentos.
Os aços estruturais, são basicamente os aços carbono ou com pequenas quantidades de elementos de liga. Nesse grupo, encontra-se o aço ASTM A36 que é largamente empregado por muitas construtoras.
A maior utilização desses tipos de aço no Brasil é nas estruturas de concreto armado. Como o concreto tem alta resistência à compressão, o aço inserido dentro da estrutura atua como boa resistência à tração. Além de ter boa aderência com o concreto, o aço ainda tem deformações compatíveis como o material.
Os aços estruturais mais utilizados são o CA-50 e o CA-60, cujas resistências de escoamento são 50 kgf/mm² e 60 kgf/mm², respectivamente.
- Aços para molas
Os aços utilizados para fabricação de molas têm elevado limite elástico, ou seja, suportam forças e tensões sem que sua deformação seja permanente. A maioria dos aços para mola são aços carbono, sendo as ligas necessárias somente em situações especiais.
- Aços para fundição
É o material utilizado para produção de peças em aço fundido. Nesse processo, o aço líquido é vazado em moldes e adquire a forma da cavidade quando se solidifica. Podem ser aço carbono ou aço liga, contanto que apresentem boa resistência.
- Aços para construção mecânica
Esse tipo de aço é usado para construção mecânica, ou seja, são usados para fabricar peças forjadas, rolamentos, eixos, engrenagens, entre outros.
Os aços para construção mecânica são aços carbono ou com baixo teor de liga e abrangem uma ampla gama de produtos. Além dessas aplicações, existem diversas classes, como os aços para usinagem, para trilhos, para fins elétricos e outros.
Diferentes tipos de materiais de tubos para o seu projeto você encontra aqui na Tubos ABC
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de Tubos de Aço Carbono com e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!