Fechamento de usinas siderúrgicas na Europa pode impactar em aumento de preços no mercado de Tubos de aço
26 de setembro de 2022Tudo o que você precisa saber sobre os tubos de aço carbono sem costura
7 de novembro de 2022O tubo de aço galvanizado é excelente para diversos sistemas de indústrias, construção civil, fábricas, dentre muitos outros setores.
Profissionais da engenharia e arquitetura acabam incluindo o tubo de aço galvanizado como uma peça coringa em diversos projetos.
E não é por acaso, esse tipo de tubo é muito resistente, durável, rígido, seguro e conta com uma série de características essenciais para garantir um resultado final de acordo com as suas expectativas.
Neste cenário é interessante conhecer as principais particularidades do tubo galvanizado. Ele podem ser a solução que você precisa para colocar em prática seus planos. Quer ver só? Vamos lá!
Você sabe o que são os tubos de aço galvanizado?
O tubo de aço galvanizado é muito resistente, ele passa pelo processo de galvanização, no qual o aço é coberto com zinco, fazendo com que o tubo ganhe mais força e resistência à corrosão.
A galvanização é aplicado em dois tipos de processos distintos; de uma maneira mais simples a peça de aço é mergulhada em zinco fundido. Outra forma é a eletrodeposição de metal em que, através da eletrólise utiliza-se o processo de galvanoplastia.
Um dos mais utilizados é o tubo de aço galvanizado de carbono. O aço galvanizado de carbono é uma liga metálica de ferro e carbono, oferecendo algumas quantidades de silício, manganês, cobre, enxofre e fósforo.
Esse tipo de aço é caracterizado pela quantidade de carbono que pode ter mais ou menos em sua composição. Então, o tubo de aço galvanizado pode ser classificado de três formas: composição com baixo, médio e alto teor de carbono.
A peça é desenvolvida a partir de uma chapa soldada para que seja formado um cilindro de aço. Os formatos, podem variar como o quadrado, retangular e o redondo que é o mais popular.
Uma vez moldada a peça, ela vai passar pelo processo de galvanização propriamente dito. Ele consiste na aplicação de camadas finas de zinco que potencializam a resistência anticorrosiva das tubulações.
É fundamental que as metragens, espessuras e diâmetros estejam rigorosamente de acordo com as demandas de cada projeto. Assim, podemos conciliar praticidade com segurança, seja para obras estruturais ou para conduzir materiais líquidos, gasosos, pastosos ou sólidos.
O tubo de aço galvanizado é muito procurado, mas nem toda peça é igual. Dependendo das particularidades da galvanização que foi aplicada e do método empregado, a qualidade dos tubos pode variar.
Existem, por exemplo, os tubos galvanizado a quente. Nessa modalidade, a peça é imersa em zinco seguindo as recomendações da norma NBR 5580. O processo é indicado quando a tubulação tem por objetivo a condução de fluídos, água, gases e óleos.
Também há tubos galvanizados a frio. Nessa técnica, a peça recebe um choque eletrostático através do qual o zinco se fixa única e exclusivamente na parte externa. O processo é indicado quando a tubulação tem por objetivo constituir andaimes, alambrados, suportes para sinais de trânsito, postes e outras estruturas metálicas onde não serão conduzidos fluídos.
Para que o tubo de aço galvanizado seja aprovado, ele passa por testes. Essa é uma exigência que visa constatar que não há furos ou falhas no material.
Por que os tubos de aço galvanizado são tão importantes?
Além de ter uma reconhecida resistência a abrasivos e corrosivos, o tubo de aço galvanizado também apresenta outros benefícios que merecem destaque. Dentre eles podemos mencionar:
- Tem ótima relação entre custo e benefícios;
- Pode ser usado em sistemas operacionais com necessidade de condução de diferentes fluídos;
- Suporta umidade e/ou produtos químicos agressivos;
- Tem certificado de qualidade, o que garante sua segurança e durabilidade;
- Pode ser reciclado com facilidade;
- Tem prazo curto na fabricação e na montagem;
- É possível agilizar ainda mais os processos de montagem com estruturas pré moldadas e encaixadas;
- Evita desperdícios de material;
- É fácil de transportar e de armazenar;
- É fácil de limpar;
- Não enferruja;
- É versátil e esteticamente atrativo pelo seu brilho.
O processo de galvanização confere ao tubo de aço galvanizado a questão do ganho estético, tornando-o mais bonito.
Essa vantagem permite que o uso de tubulações de aço galvanizado em ambientes internos ou externos não interfira na apresentação visual do ambiente empresarial ou industrial.
Onde o tubo de aço galvanizado pode ser efetivamente utilizado?
O tubo de aço galvanizado está muito presente em indústrias e construções em geral, fazendo um excelente papel na condução de fluidos diversos. Podemos dar como exemplo:
- Usinas de álcool e de açúcar – todo o segmento sucroalcooleiro pode tirar vantagem da instalação de tubos de aço que passaram pela galvanização. Afinal, eles são excelentes para condução de grânulos e líquidos, mesmo que sejam extremamente quentes ou agressivos. A higiene das peças é simples e agrega ainda mais praticidade para processos de evaporação, cozimento e destilação;
- Indústrias químicas e petroquímicas – as propriedades anticorrosivas fazem com que o tubos galvanizados sejam amplamente usados em indústrias petroquímicas e químicas. Além de tudo, ainda podemos considerar a ausência de rugosidade nas peças, ideal para evitar incrustações;
- Indústria automobilística – seja no processo de fabricação de automóveis ou nos próprios veículos, tubos de aço galvanizado se mostram essenciais;
- Obras públicas – tanto na sinalização de trânsito como em postes de iluminação, os tubos com o exterior galvanizado têm sido utilizados em larga escala devido à resistência às intempéries.
Devido a alta resistência do tubo de aço galvanizado, principalmente em relação às ações da natureza como sol, chuva e outros fatores, permite que o produto seja utilizado em aplicações expostas.
Um dos exemplos mais recorrentes é a aplicação do tubo de aço galvanizado em estruturas de postes de iluminação civil.
A estrutura dos tubos galvanizados permite que as fiações elétricas estejam completamente protegidas e possam funcionar de maneira correta e sem riscos.
O aço carbono possui excelente resistência mecânica, quando possui baixo teor de carbono é encontrado no mercado com um custo menor, muito utilizado em chapas automobilísticas, construção civil e pontes.
Quando falamos do tubo de aço galvanizado com liga de médio carbono esse possui maior resistência e dureza, utilizado em engrenagens, peças de máquinas e ferrovias.
Já quando esse tubo possui liga de alto carbono ele é oferece ainda mais resistência e dureza, tem propriedade de manutenção de fio de corte, utilizado em talhadeiras, martelos, serrotes e facas.
Já o tubo de aço galvanizado de aço inox oferece diversas ligas com características distintas como o Aço 304, com alta resistência à corrosão e oxidação, que é utilizado nas indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas.
O tubo de aço 2205 possui resistência mecânica superior e é aplicado em dutos, evaporadores e destiladores.
Por fim, o tubo de Aço 430 que tem o seu custo reduzido por não conter níquel na sua composição, muito utilizado em eletrodomésticos, moedas e talheres.
E esses foram apenas alguns exemplos. Hoje em dia já vemos tubos galvanizados em móveis, em equipamentos, em máquinas, entre outros.
Contudo, é de extrema relevância conferir se a empresa fornecedora dos tubos tem certificação e padroniza a qualidade das peças.
Se a utilização for para manipulação de substâncias químicas, a vida útil da peça pode ser reduzida ou exigir manutenção, algo que a empresa também tem a responsabilidade de informar.
As diferenças entre tubos de aço carbono e tubos de aço galvanizados
O método de galvanização não se restringe somente aos tubos de aço carbono. Por isso, conhecer algumas das particularidades desses tubos se mostra algo relevante. Confira:
- Tubo de aço carbono – é uma liga metálica que leva ferro carbono e pode estar suscetível à corrosão, dependendo do contexto em que for utilizada. O teor de carbono pode ser mais alto ou mais baixo, mas normalmente é inferior a 2,12%;
- Tubo de aço galvanizado – é uma liga metálica mais robusta, pois consiste em aço líquido e recebe cerca de 10% de zinco. Isso permite uma alta resistência à oxidação e à corrosão.
Os dois tipos de tubo de aço são utilizados na indústria e em diversos segmentos. Todavia, vale ressaltar que o aço galvanizado é mais durável e ecologicamente correto, além de ser muito mais forte, resistente e seguro.
Por demandar menos trocas, o tubo de aço galvanizado poupa recursos naturais e energia na sua fabricação, conferindo mais longevidade ao produto.
Existe ainda o tubo de aço galvanizado de inox, feito de uma liga metálica composta de ferro e cromo e, em alguns casos pode possuir traços de níquel, molibdênio ou outros elementos.
Suas principais características são: alta resistência à corrosão, à temperatura, e devido à sua composição físico-química também possui alta resistência à oxidação atmosférica.
Somos uma empresa referência na distribuição de tubos de aço galvanizado em toda América Latina
A Tubos ABC é uma empresa referência no segmento de tubo de aço galvanizado e muitos outros de aço carbono e aço inoxidável.
Reconhecemos o quanto é significativo o cumprimento das normas técnicas e oferecemos produtos de extrema qualidade a sua clientela. Também contamos com frota própria, realizando entregas em todo o Brasil e até mesmo no exterior.
Possuíamos diversas parcerias com grandes empresas já foram firmadas, o que demonstra a confiabilidade que o mercado tem em relação à empresa e ao nosso catálogo de tubos, válvulas e conexões.
Para eventuais dúvidas ou para solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!