Conheça os Tubos API 5L graus X42 a X80
7 de fevereiro de 2022Quais as principais diferenças entre o material ASTM A106 Grau A / B / C?
21 de fevereiro de 2022Os tubos com costura se diferenciam basicamente pelo tipo de processo no qual são fabricados, eles podem ser emendados por meio soldagem de alta frequência, resistência elétrica ou por meio de soldagem de chapas.
Cada um desses processos correspondem os processos das siglas HFW, ERW e SAW. Todos os tipos de costura são muito eficientes, mas é preciso entender como funciona em cada uma e para quais tipos de aplicações os tubos com essas costuras são mais indicados.
Entenda mais sobre o assunto lendo nosso post de hoje!
Você sabe o que são tubos com costura?
Os tubos com costura, como o próprio nome sugere, são tubos que possuem emendas/costuras. Eles recebem uma solda em suas extremidades, fazendo com que fiquem unidas.
O processo de fabricação desses tubos funciona por meio da soldagem de uma chapa de metal, no qual suas extremidades são unidas com técnicas modernas e ferramentas especiais, assim a costura fica praticamente imperceptível.
São conhecidos também como “Resistência Elétrica”, ou por sua abreviação em inglês “ERW”. A zona de soldadura pode ser tratada pelo calor para fazer a costura menos visível.
Costumam ter tolerâncias dimensionais mais apertadas, e há muitos processos que podem ser usados para produzir tubos ERW. Cada um dos processos conduz a coalescência ou fusão dos componentes de aço para tubos.
A corrente elétrica é passada através de superfícies que têm de ser soldadas entre si, os componentes a serem soldados em conjunto devem resistir à corrente elétrica, e o calor gerado é que forma a soldadura.
Entenda as principais diferenças entre a costura HFW, ERW e SAW
Há algumas particularidades entre as costuras de tubos de aço como, por exemplo, a HFW, ERW e SAW. Veja abaixo mais detalhes para entender como funciona cada uma:
- Tubos com costura HFW
A sigla “HFW” significa “soldagem de alta frequência”, é um dos métodos de soldagem utilizados em vários tipos de tubos de aço carbono e aço liga.
Esse tipo de costura é feita primeiramente utilizando uma tira laminada normalizada, tira laminada termomecânica ou tira laminada a quente. Sua modelagem é a frio, seguida de redução a quente sob temperatura controlada, resultando em uma condição normalizada, formando o tubo.
Seu tratamento acontece por meio de solda e alívio de tensão de todo o tubo, normalizando a sua temperatura. Esse tipo de processo pode produzir uma costura reta, gerando uma tubulação soldada de alta frequência. Permite, inclusive, soldar tubos quadrados e tubos retangulares, além de produtos de aço pilha de folhas.
Suas especificações variam conforme informações a seguir:
- Diâmetro: Φ114mm- Φ356mm ( 4″- 14″ );
- Espessura de parede: 3.0mm- 12.7mm (1/8″ – 1/2″ );
- Padrão: API, DNV, ISO, DEP, EN, ASTM, DIN, BS, GB, CSA;
- Comprimento: 6m-18.5m (20′ – 60′)
- Material: API 5L A-X80,GB/T9711 L190-L555
- Tubos com costura ERW
Os tubos com costura ERW são fabricados a partir da soldadura longitudinal de aço. O processo de soldadura para os tubos ERW é contínuo em oposição à soldadura de secções distintas de intervalos.
A alta frequência tecnologia de indução (HFI) processo de soldagem é usada para a fabricação de tubos de aço ERW. Neste processo a corrente para soldar o tubo de aço é aplicada por meio de uma bobina de indução em torno do tubo.
HFI é geralmente considerada tecnicamente superior a ERW “comum” na fabricação de tubos para aplicações críticas, como para uso no setor de energia. Além de outros usos em aplicações de tubos de linha, revestimento e tubagem.
A costura ERW funciona de forma contínua funcionando assim: a chapa/tira de aço, de tamanho apropriado ao diâmetro do tubo e com as bordas chanfradas, é aquecida até a temperatura de soldagem (aproximadamente 1427 ºC) e puxada através de matrizes com formato de funil.
As matrizes forçam as bordas chanfradas a se unirem com exatidão, soldando-as. Após esta operação, o tubo passa por uma série de laminações para ajustar as suas dimensões finais. Normalmente, tubos produzidos por este processo variam de 1/2” a 4” de diâmetro, não sendo por isso usados para transporte de gás/óleo em longa distância.
No geral, existem duas tecnologias que podem ser utilizadas para a fabricação de tubos de aço de tamanhos maiores, que podem ser produzidos por processos de costura ERW, são os processos SAW e SSAW.
- Tubos com costura SAW e SSAW
As duas tecnologias que podem ser usadas na fabricação de tubos de aço maiores, são justamente as de Longitudinal Arco Submerso Soldado (SAW) e Espiral Arco Submerso Soldado (SSAW).
Os Tubos de Aço Carbono SAW são feitos por dobra e soldagem de chapas de aço de largura, e mais comumente usados em aplicações de petróleo e gás. Devido ao seu alto custo, são raramente usados em aplicações de menor valor não energéticos, como tubulações de água.
Já os tubos SSAW são produzidos pela espiral (helicoidal), soldagem de bobina de aço, e tem uma vantagem de custo sobre tubos SAW como o processo usa bobinas em vez de placas de aço.
Como tal, em aplicações onde a espiral de solda é aceitável, tubos SSAW podem ser preferidos sobre tubos SAW. Ambos os tubos SAW e tubos SSAW competem contra tubos ERW e tubos sem costura nas faixas de diâmetro de 16 “a 24”.
Os tubos com costura, no geral, ainda podem ser fabricados sem metal de adição ou com metal de adição. A escolha do processo de fabricação influencia nos seguintes fatores:
- Garantia das propriedades mecânicas no tubo;
- Condições técnicas e de equipamentos para fabricar o tubo;
- Disponibilidade de material no mercado;
- Integridade operacional da tubulação;
- Fatores econômicos.
Os tubos ERW fazem parte do processo de costura sem metal de adição e os tubos SAW fazem parte da costura com metal de adição. As principais características dos tubos dependem justamente do processo de sua fabricação, sendo assim:
- ERW: tubos fabricados a partir de bobinas de formação contínua, solda por resistência elétrica, sem adição de material externo, por contato ou indução, diâmetro de 0.5” a 24” e espessura até 0.625”. Usos: Linepipe (principalmente onshore), exploração (OCTG), estruturais e saneamento.
- Espiral SAW: tubos fabricados à partir de bobinas laminadas a quente e soldadas por arco submerso, com diâmetros de até 100” e espessuras até 0.625”. São ideais para o uso em Saneamento e adutores, linepipe e estruturais.
Estudos e avanços feitos desde 1970 em materiais, controle de processos e ensaios não destrutivos, permitiram que os tubos de aço com costura, soldados, pudessem substituir perfeitamente os tubos de aço sem costura em muitas aplicações.
São fáceis de serem encontrados no mercado, à pronta entrega, possuindo um bom custo-benefício e se adaptando a diferentes tipos de projetos, principalmente industriais e da área da construção civil.
Tubos com costura são muito versáteis, principalmente por encontrarmos eles em diferentes diâmetros, espessuras e metragens. E o mais interessante é que eles possuem uma elevada resistência, durabilidade e segurança.
Benefícios dos tubos com costura HFW, ERW e SAW
Independentemente de qual seja o tipo de costura, os tubos de aço com costura, no geral, são ideais para a condução de fluidos não corrosivos e vapores como, por exemplo: água, vapor, gás, óleos, instalações residenciais e prediais, redes de Incêndio, ar comprimido e condicionado.
São modelos pouco indicados para trabalhos com pressões elevadas, já que sua costura pode interferir na sua resistência a esse tipo de atividade. Contudo, continua sendo tubos com muitos benefícios como:
- Alta resistência;
- Facilidade de limpeza e manutenção;
- Versatilidade;
- Grande durabilidade;
- Excelente custo-benefício.
Estão muito presentes em áreas como:
- Construção de alambrados;
- Indústria automobilística;
- Usinas de açúcar;
- Agronegócio;
- Máquinas e equipamentos,
- Indústria de mobiliário e manutenção.
São muito usados na condução de fluidos não corrosivos como: água, vapor, gás, óleos, instalações residenciais e prediais, redes de Incêndio, ar comprimido e condicionado. Tubos com costura ainda podem ser fornecidos com ou sem revestimento.
Também são usados na fabricação de brinquedos, equipamentos fitness, peças, produtos etc. No mercado encontramos os tubos de aço carbono com costura em diversos modelos, um dos mais usados é o A-53. Há ainda uma variedade de padrões, como o SCHD 40 (5590) (5580) e o DIN 2440.
Os tubos com costura costumam ser vendidos na cor preta, podendo apresentar diferentes diâmetros, que variam de 1/2” a 8”. São produtos de alta qualidade e tecnologia, sendo fabricados em material de primeira linha, em máquinas automáticas, garantindo assim a sua produção em larga escada.
São tubos confeccionados de acordo com as normas técnicas e de segurança, passando por testes de qualidade rigorosos, como o teste de aderência, o ultrassom em linha, o teste hidrostático, dentre muitos outros.
Os tubos de aço carbono com costura possuem diversa vantagens, principalmente alta resistência mecânica, não apresentam nenhum tipo de deformação e nem desvios longitudinais.
Possuem ótimo custo-benefício, sendo comercializados a preços competitivos no mercado. Além disso, sua instalação é simples e rápida de ser feita, e os custos de manutenção são baixos.
Compre tubos com costura HFW, ERW e SAW na Tubos ABC
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos com costura e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!