1 em cada 5 navios porta-contêineres, está parado do lado de fora de portos congestionados
10 de maio de 2022ASTM conheça melhor essa organização e suas normas
30 de maio de 2022Os tubos de aço estão presentes em diversos locais, em nosso dia a dia e principalmente nas indústrias e área da construção civil.
Encontramos eles disponíveis em diversos tamanhos, formatos, com costura e sem costura, em aço carbono, em aço inoxidável, galvanizados, dentre muitos outros.
Conheça, neste artigo de hoje, o que são os tubos de aço, suas especificações, modelos mais utilizados em projetos e onde adquiri-los de forma mais segura!
Conheça o que são os Tubos de Aço
Os tubos de aço são produtos que suportam bastante peso, eles possuem grande resistência mecânica e, por isso, não há deformações em sua estrutura. Apesar de toda sua força, esses tubos são leves e fáceis de transportar.
O aço é um material muito popular e de muita utilidade, principalmente por suas propriedades mecânicas, é basicamente uma liga de ferro e carbono (de 0,2% a 1,8%) que pode conter outros elementos e que endurece pela têmpera (resfriamento brusco).
As propriedades mecânicas do aço variam conforme os diferentes tipos de materiais e as suas composições.
Essa matéria-prima é fundamental na construção de usinas hidrelétricas e termelétricas, usada em maquinário em geral, estruturas metálicas e na construção civil.
O aço é usado ainda em usinas de açúcar e álcool, indústrias de papel e celulose, engenharia, cia. de petróleo, química e gás, construtoras, cia de cimento, mineração etc.
Os tubos de aço estão presentes desde o começo das cadeias produtivas, presentes na constituição estrutural de máquinas industriais e equipamentos agrícolas, usados até na condução de líquidos e alguns resíduos químicos.
Podem ainda ser utilizados na fabricação de postes, outdoors, automóveis, peças automotivas, placas de trânsito, equipamentos de ginástica, bicicletas, maquinários agrícolas, estádios de futebol, portões, escadas, entre outros.
Há diversos modelos de tubos de aço vendidos no mercado, entre eles os galvanizados são os mais resistentes a mudanças climáticas, são apropriados para a utilização em ambientes externos, pois não sofrem danos causados pela corrosão.
No processo de galvanização o aço é revestido por outros metais, por isso ocorre uma espécie de blindagem.
Este processo de galvanização traz ao tubo uma melhor condutividade, maior dureza superficial, soldagem mais fácil e beleza, o que torna a procura maior pelos tubos galvanizados em projetos arquitetônicos.
As normas mais conhecidas e utilizadas para a fabricação dos tubos de aço são a ASTM (Americana), API (American Petroleum Institute), DIN (Alemã) e NBR (Brasileira).
Tubos de aço com e sem costura
Os tubos de aço são mais flexíveis, resistentes e moldáveis do que os de ferro, essas características são muito importantes em projetos da área de construção civil.
Existem tubos com e sem costura, a diferença é que os com costura possuem suas extremidades unidas pelo processo de soldagem de uma chapa de metal. Esse tipo de tubo conta com diferentes espessuras, metragens, diâmetros etc.
Esse modelo é o mais popular no mercado, por ser mais fácil e rápido de ser encontrado e entregue. A outra vantagem é a facilidade de limpeza. Muitas empresas fazem o uso desse tubo para confeccionarem suas peças e produtos.
Já os tubos de aço sem costura, como o próprio nome indica, não possuem costura de solda longitudinal. Eles são, em essência, peças sólidas homogêneas de aço.
São produzidos assim para posteriormente serem perfurados conforme a espessura de parede e diâmetro desejado. Um lingote sólido é aquecido e, em seguida, estendido sobre um conjunto de mandris até que o tubo tenha alcançado as medidas sugeridas.
Devido o tubo de aço sem costura não passar por soldagem nenhuma, isso favorece a canalização de outros materiais que funcionam através de pressão. Esse modelo é muito usado em projetos mais rigorosos.
Tipos de tubos de aço que comercializamos
Existem vários modelos e formatos de tubos de aços como os quadrados, retangulares e redondos (mais comuns). Esses três apresentam boa resistência e rigidez, são vendidos em diferentes tamanhos e espessuras, cabendo ao cliente escolher qual é o mais adequado para o seu projeto. Podemos exemplificar cada tipo de tubo de aço a seguir:
- Tubos Quadrados
Os tubos de aço quadrados são empregados nos mais diversos segmentos industriais. Podem ser fabricados com costura ou sem costura, tendo na cor preta ou galvanizada. Eles também são conhecidos como metalon, esse modelo de tubo é muito usado em estruturas metálicas.
Os tubos quadrados possuem diferentes aplicações na indústria de máquinas, na indústria de fundações e em outras áreas que precisam de materiais de alta resistência a esforços mecânicos, por terem em sua composição uma alta concentração de carbono.
- Tubos Retangulares
Os tubos retangulares são muito usados na montagem e desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas, especialmente figurando como vigas e colunas de sustentação.
Sua forma geométrica também possibilita que os tubos retangulares sejam usados em mezaninos, fundações e como suporte para pisos de metal, dentre muitas outras aplicações na construção civil, engenharia e arquitetura em estruturas de maior porte.
Os tubos de aço retangulares também possuem alta aplicabilidade na produção de maquinário e equipamentos que exigem alta resistência e durabilidade.
- Tubos Redondos
Os tubos redondos são fabricados com aço carbono e possuem costura longitudinal. Eles são os mais comuns e mais vendidos no mercado, são soldados por meio de um processo de resistência elétrica de alta frequência.
Esse tipo de tubo é muito usado na arquitetura e na construção civil, no emprego de estruturas metálicas de brinquedos de playgrounds, equipamentos para academias, corrimões de escadas, equipamentos médicos, usinagens, entre outros.
- Tubos Redondos de Condução
Os tubos redondos de condução são flexíveis e maleáveis, podem ser submetidos a curvaturas diversas em serviços de usinagem, excelentes para o transporte de água e outros fluídos em geral não corrosivos e abrasivos, como ar comprimido, gases e vapores ordinários.
Podem ser fabricados com ou sem costura, com ou sem solda longitudinal, e ainda com perfis pretos ou galvanizados, em diferentes tamanhos de bitolas, larguras e espessuras de paredes.
Esses tubos possuem uma alta aplicabilidade em residências e instalações comerciais, podendo ser utilizados em redes de incêndio prediais e na condução de ar-condicionado.
Também existem os tubos Schedule, internacionais, que também são redondos de condução, indicados para o transporte de fluidos, vapores e gases. São muito utilizados na indústria química e petrolífera, em indústrias navais, hospitais e engenharia automotiva.
Esse tipo de tubo possui uma maior resistência e é utilizado na condução de materiais sólidos granulados, em partículas, materiais líquidos ou pastosos.
Contudo, para uma maior segurança no transporte desses materiais, é muito importante adquirir tubos que sejam de uma empresa confiável.
Venha para Tubos ABC adquirir os Tubos de Aço para o seu projeto
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos.
Temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!