Os tubos de aço carbono sem costura podem ser utilizados em uma ampla variedade de setores e projetos, mas principalmente na área da indústria e construção civil.
Esses tubos chegam à fábrica na forma de lingote (uma grande barra de aço sólida) no qual é perfurado para que ganhe a forma ideal para a aplicação.
Trouxemos, neste texto de hoje, características dos tubos de aço carbono sem costura, suas vantagens e processos de fabricação, confira!
Você conhece os tubos de aço carbono sem costura?
Os tubos de aço carbono sem costura, como o próprio nome sugere, não possuem costura de solda longitudinal. Eles não recebem emenda em suas extremidades, são perfurados em seu interior.
Esse tipo de tubo, em essência, é uma peça sólida de aço homogênea. Um lingote sólido é simplesmente aquecido e, em seguida, estendido sobre um conjunto de mandris até que o tubo tenha alcançado a sua espessura de parede e diâmetro desejado.
Normalmente, os tubos de aço carbono sem costura de 14 polegadas de diâmetro são rolados de conchas que ampliam o diâmetro e reduzem a parede até que sejam alcançadas as dimensões desejadas.
Tamanhos menores do que 14 polegadas de diâmetro possuem tipicamente estiramento reduzido, pelo qual o diâmetro é gradualmente reduzido e a parede relativamente aumentada através de uma série de rolos.
Há também um processo de formação à frio para produção de tubos sem costura, mas tais processos de produção são reservados para as diferentes ligas.
Os tubos de aço carbono sem costura são normalmente usados em aplicações de alta pressão. Especificações sem costura comuns incluem: API5L Gr.B, A106, ASTM A333.
No mercado encontramos também tubos de aço carbono com costura, muito utilizados em indústria automobilística, máquinas agrícolas, equipamentos no geral, usinas de açúcar, brinquedos e equipamentos, devido sua variedade de espessura, metragem e diâmetro.
Diferente dos tubos sem costura, os com costura são feitos à partir da soldagem de uma chapa de metal, onde suas extremidades são unidas com técnicas inovadoras e ferramentas especiais, onde a costura fica praticamente imperceptível.
Contudo, ambos tubos (com costura e sem costura) desempenham ótimas funções, desde que seguidas as normas técnicas nacionais e internacionais.
Os diferentes tipos de tubos de aço carbono são mais indicados para aplicações específicas por causa de seus diâmetros, forma de produção e metragem.
A principal aplicação dos tubos de aço carbono sem costura
Os tubos de aço carbono sem costura são feitos pela união de ferro e carbono, resultando em um tubo de aparência fosca e outras excelentes propriedades que ajudam no funcionamento de sistemas em indústrias e construção civil.
Esses tubos estão muito presentes em diferentes indústrias e área da construção civil, sendo usados para estruturas, tubulações, condução de gases etc.
Os tubos de aço carbono sem costura são feitos em diversas formas diferentes, podendo ser redondos, quadrados ou retangulares.
Possuem ainda algumas classificações e diferenças quanto à sua fabricação, utilidade, flexibilidade, resistência e diâmetro.
Como os tubos sem costura não possuem nenhum tipo de soldadura, eles são considerados mais confiáveis quando o assunto é condução de materiais com muita pressão, como gases e líquidos específicos (óleo e vapor), presentes em trabalhos de caldeiras e pistões hidráulicos.
Esses tubos são de alta resistência, consequência do tipo de aço e possuem outras diversas vantagens como, por exemplo:
- Alta dureza;
- Durabilidade;
- Excelente custo-benefício;
- Flexibilidade;
- Liso (sem junções);
- Resistência mecânica;
- Segurança;
- Versatilidade.
Por serem flexíveis, os tubos de aço carbono sem costura são fáceis de serem instalados, adaptados e dobrados de forma segura.
Eles passam por testes confiáveis que garantem a sua segurança, seguindo normas técnicas nacionais e internacionais.
Para que os tubos de aço carbono sejam também resistentes à corrosão (ferrugem) é possível submetê-los ao processo de galvanização.
Tubos sem costura são ótimos por não terem soldas em sua estrutura, gerando mais segurança em sua utilização. Eles são formados por meio de um molde de peça única de cilindros de aço carbono.
Esses tubos são muito utilizados em sistemas de alta pressão, principalmente no transporte de gases e vapor. Contudo está presente também no transporte de fluidos líquidos e em eletrodutos.
Para obter todas essas vantagens dos tubos de aço carbono é muito importante adquirir tubos de empresas confiáveis que trabalham com produtos seguros e certificados.
Como são fabricados os tubos de aço carbono sem costura?
No geral, os tubos de aço carbono sem costura são fabricados sem soldagem e, por isso, o tubo é completamente liso, sem nenhuma junção. Assim, os tubos são produzidos a partir de cilindros que são perfurados.
A recomendação de aplicação é para solicitações que exigem maior precisão e resistência à pressão. Por isso, sua produção é mais elaborada garantindo superfície lisa e totalmente consistente, sem ondulações.
Essas características, mencionadas acima, vão de acordo com a dimensão e diâmetro estabelecido em um projeto customizado ou conforme os parâmetros das normas nacionais (ABNT, NBR) e internacionais (ASTM, API).
Antigamente, produtores de tubos de aço carbono empregavam um método de fabricação chamado de “soldar topo a topo”.
O processo de soldar topo a topo era bastante elementar, na medida em que apenas rolo ou um pedaço de chapa de aço aquecido em forma tubular criava uma solda longitudinal através da compressão e calor direto.
Em 1922, instituiu-se a primeira linha de solda contínua onde eram enroladas bobinas de aço, nivelado, e continuamente alimentada por uma linha de rolos que lentamente, dobra o aço a um ponto onde as extremidades podem ser soldadas.
Como a indústria trabalha com tolerâncias mais apertadas e melhores soldas, o processo de solda contínua deu lugar à resistência elétrica de soldagem (ERW).
ERW é bastante semelhante ao processo de solda contínua em que as bobinas de aço são niveladas e alimentadas por uma linha de formação de bobinas, mas é aí que as semelhanças terminam.
Durante o processo de ERW as bobinas desenroladas (skelp) não são aquecidas e a soldadura longitudinal é criada por meio de uma corrente elétrica.
A solda é então inspecionada eletronicamente para defeitos, normalizados, de modo a manter a consistência com o resto do aço até arrefecer-se. Neste ponto, o tubo é, por vezes, redimensionado e depois cortado, revestido, e ou testadas para satisfazer as especificações desejadas.
Os Tubos de Aço carbono ERW normalmente têm tolerâncias muito apertadas e mantém a dimensão da espessura da parede consistência muito mais do que a tubulação de aço carbono sem costura. Para tubos de aço carbono ERW as especificações comuns incluem: API5L Gr.B, A53 e A500.
Existem diversos processos de fabricação para os tubos de aço carbono sem costura. Os dois principais são:
- Solda por resistência elétrica (ERW);
- Solda a arco submerso (DSAW), ou solda espiral.
Veja mais especificações sobre os processos de fabricação desses tubos, abaixo:
Solda dupla por arco submerso (DSAW):
O duplo processo de soldadura com arco submerso (DSAW) é semelhante ao do processo ERW em que as bobinas de aço carbono são desenroladas em uma fita contínua.
Como o método de fabricação DSAW é normalmente usado para a tubulação de maior diâmetro, o método de prensagem a skelp é semelhante, mas não exatamente igual ao de ERW.
Tubos DSAW são tipicamente laminados (três boninas OD anguladas em forma de uma pirâmide de formar o tubo) ou laminados utilizando o processo UOE (skelp é primeiramente sujeito a um “U” em forma prima, seguido por um “S” em forma de imprensa).
A diferença mais importante entre ERW e tubos de aço carbono DSAW é a solda longitudinal. O arco de soldadura DSAW é submerso em um meio para manter o fluxo de solda de serem expostos aos contaminantes ambientais.
Além disso, tanto o diâmetro externo e o diâmetro interno do tubo são soldados em momentos separados para criar uma situação em que uma solda consome a outra e criar uma soldadura de qualidade mais elevada.
O Tubo de Aço DSAW é facilmente distinguível, devido a sua aparência proeminente e consistente da solda na costura do tubo. Normas de tubos de aço carbono DSAW comuns incluem; API5L e A252.
SSAW:
O método de fabricação mais facilmente distinguível para tubos de aço carbono é a solda espiral. Neste processo, a soldadura é criada do mesmo modo como o de DSAW, só o cordão de soldadura tem um aspecto helicoidal ou espiral, devido à maneira como o skelp é enrolado.
Tal como com o processo de ERW e DSAW, uma fita continua de skelp é nivelada e enviada através de uma série de rolos.
No caso do processo de soldadura em espiral uma simples dobra de três rolos é típica e, portanto, torna-se mais rápido, mais eficiente, e menos dispendioso do processo de produção.
O processo de solda espiral também permite ao moinho de rolar uma gama muito mais ampla de tamanhos de DSAW ou ERW usinas.
Além disso, devido à sua simetria axial, espiral tubos de aço carbono de solda helicoidal têm uma habilidade inerente para manter a retidão. Especificações comuns de solda espiral/helicoidal incluem; API5LB e A252.
Estoque completo de tubos de aço carbono sem costura você encontra aqui!
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges, conexões de normas ANSI e DIN, dentre muitos outros produtos de alta qualidade e segurança.
Temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Consulte os tubos que comercializamos e faça um orçamento conosco!