A importância dos Tubos de Aço Sustentáveis
26 de dezembro de 2022As expectativas do setor de tubos de aço para 2023
9 de janeiro de 2023Tubos resistentes, leves, versáteis e fáceis de serem soldados, essas são as principais características que definem os tubos mecânicos laminados e sem costura.
Eles estão muito presentes nas indústrias auxiliando no escoamento de fluidos, servindo como estrutura de plataforma ou ponte rolante, entre muitos outros tipos de funções.
Quer saber mais sobre esses tubos e suas aplicações? Leia o conteúdo que trouxemos hoje para você!
O que são os tubos mecânicos laminados e sem costura?
Os tubos mecânicos laminados e sem costura são basicamente produtos feitos com um tipo de aço com qualidade especial, são feitos de aço inoxidável e outros componentes.
São tubos mais leves, mas que não deixam de ter alta qualidade e longa durabilidade. Eles são chamados “sem costura”, devido não terem emenda em suas extremidades.
Esses tubos recebem um tipo de perfuração em seu interior, algo que os tornam ainda mais resistentes, principalmente em relação à elevadas pressões.
Eles são de médio grau de liga de carbono, ou seja, são amplamente utilizados em muitas aplicações de uso geral que requerem alta resistência à tração e elevado limite de escoamento.
A adição de cromo e de molibdênio como elementos de liga nesse tipo de tubo, em combinação com o tratamento térmico, proporciona a vantagem combinada da dureza, a ductilidade e a força.
Geralmente, as empresas que vendem tubos mecânicos trabalham com materiais certificados que garantem a qualidade das peças comercializadas, isso é algo importante de ser observado antes de fechar a compra.
Fique sempre atento na hora de adquirir os tubos mecânicos laminados e sem costura, para não cair no golpe de empresas que agem de má fé com produtos de baixa qualidade.
Busque sempre fornecedores experientes no ramo, pesquise sua história e a relação com os clientes, para que você faça uma compra segura e confiável, com produtos de qualidade e ótimo custo-benefício.
Onde utilizar os tubos mecânicos laminados e sem costura?
Os tubos mecânicos laminados e sem costura podem ser utilizados em uma diversidade de aplicações, em variados setores, mas principalmente na:
- Construção Civil;
- Engenharia Industrial (instalações);
- Indústria Petrolífera;
- Indústria Naval;
- Indústria Química e Petroquímica;
- Indústria Mecânica e Metalúrgica;
- Indústria Alimentícia;
- Indústria de Papel e Celulose;
- Indústria Automotiva e de Autopeças;
- Implementos Agrícolas e Rodoviários;
- Siderurgia e Mineração;
- Tratamento de Água e Poços Artesianos;
- Telecomunicações;
- Termoelétricas e Hidroelétricas;
- Usinas de Açúcar e Álcool.
São tubos usados na formação de alicerces para máquinas, na estruturação de plataformas ou pontes rolantes, na fabricação de tanques ou cilindros, nas estruturas de edificações e até mesmo em tubulações de água, esgoto e gás natural.
São tubos com excelente propriedade de usinagem, ou seja, são fáceis de serem soldados. Seu material é de grande flexibilidade e de fácil moldagem, características que favorecem sua utilização em estruturas e máquinas e aparelhos variados.
No geral, tubos mecânicos são muito usados na construção mecânica, principalmente na formulação de peças, e em indústrias que confeccionam peças, essencialmente para aquelas que manufaturam produtos em que a propriedade mecânica é fundamental.
São tubos que muito aplicados na fabricação de buchas, eixos, mancal, camisas de cilindros hidráulicos, dentre muitos outros.
Para ter os melhores resultados, lembre-se apenas de buscar fornecedores confiáveis, que trabalham com tubos de qualidade, durabilidade, segurança e certificação comprovada.
Como são fabricados os tubos mecânicos laminados e sem costura?
Como mencionamos por alto, os tubos mecânicos laminados e sem costura são perfurados em seu interior. Eles podem ser produzidos a frio ou a quente.
O processo de laminação a frio funciona basicamente assim: a laminação do aço é feita na temperatura ambiente ou próxima a ela.
São usadas bobinas laminadas planas e produtos laminados. Neste caso há mais processamento do aço do que ocorre na laminação a quente, para ter mais pressão e tomar forma.
Esse tipo de laminação consegue reforçar o material, melhorando as propriedades mecânicas do produto acabado por meio do endurecimento. Neste caso o tubo consegue ter uma dimensão mais precisa do que no processo a quente.
No processo a frio o aço fica menos maleável do que no processo de laminação a quente, por isso possui uma limitação no seu formato.
Já no processo de laminação a quente, como o próprio nome sugere, são usadas altas temperaturas, acima da recristalização para a maioria dos aços.
Esse processo com elevadas temperaturas faz com que o material seja mais fácil de ser trabalhado e se formar. Mas, o aço laminado a quente tem menos resistência quando comparado a laminação a frio.
Esse tipo de laminação confere ao material um acabamento com tolerância mais frouxas do que os aços laminados a frio, o que também o torna o acabamento livre de tensões internas que podem surgir durante os processos de endurecimento ou têmpera.
Acabam deixando o aço mais maleável, podendo ser fundido em vários formatos diferentes, por isso é uma boa escolha para componentes estruturais e chapas metálicas.
Independentemente de qual seja o processo usado, ambos resultam em tubos de alta resistência e durabilidade. Basta entender quais são as principais necessidades do seu projeto.
Geralmente as medidas externas dos tubos mecânicos laminados e sem costura são feitas de acordo com a necessidade do cliente, principalmente quando falamos dos modelos SAE 1035 / 1045. Já o furo, de 19 a 500mm, varia de milímetro em milímetro.
Geralmente esses tubos atendem as seguintes normas:
- ASTM A 53 / A 106 e API;
- ASTM A178 / A 179 / A 192 / A 210 / A 214 / A 335;
- DIN 2440 / 2441 / 2448 / 2458 / 2394 / 2395;
- NBR 5580 / 6591 / 8261.
Tanto os tubos mecânicos laminados e sem costura, como os com costura, são fabricados com de acordo com a norma VMEC134 e ST52, os com costura costumam ser mais baratos.
O processo do tubo sem costura acontece por meio de cilindros de aço que são aquecidos para ficarem ocos, por meio de perfurações em seu interior.
Os tubos sem costura são mais indicados para projetos onde envolvem elevadas pressões, como em aplicações de peças que sofrem pressão de óleo e vapor.
Baixe grátis nossa tabela de tubos mecânicos laminados e sem costura
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, inclusive de tubos mecânicos laminados e sem costura, em vários modelos e formatos.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN. Trabalhando com materiais de alta qualidade e certificação.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem todas as suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!