Tubos Helicoidais com Costura Saw
11 de outubro de 2021Conheça os principais tipos de aço usados na fabricação de Tubos
27 de dezembro de 2021Nem todos os tubos precisam ser descartados, é possível reaproveitá-los revestindo-os e deixando-os mais resistentes e seguros para novos projetos industriais.
Conheça mais sobre os tubos revestidos, para que servem, o que é a Norma DIN 30670:2012, benefícios em utilizar esses tipos de tubos, suas aplicações e onde revestir ou adquirir os de melhor qualidade no mercado.
Você conhece os Tubos Revestidos?
Tubos Revestidos são aqueles que passam por um processamento após a corrosão, isso faz com que eles consigam prevenir ou retardar a tubulação de aço.
A corrosão de um tubo ocorre no decurso do transporte e também diante de fenômenos de corrosão de reação química ou eletroquímica, por isso é importante fazer o revestimento que proporciona proteção e durabilidade.
A tubulação de aço revestida pode impedir ou retardar, de forma eficaz, a corrosão de tubos de aço para prolongar a vida útil e reduzir a tubulação de custos operacionais.
Geralmente o revestimento de tubos serve para protegê-los no transporte de fluidos abrasivos, tubos para transporte de fluidos corrosivos, tubos para ambientes agressivos etc.
Podemos dizer ainda que o revestimento é adequado para a proteção de tubulações de aço enterradas ou submersas em temperaturas de projeto de – 40° C até +80° C.
Para que serve o revestimento dos Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012?
O processo de revestimento de tubos pode ser feito tanto na parte interna como externa deles, afinal, em ambas as partes pode ocorrer a corrosão.
Os revestimentos aplicados no interior dos tubos de aço podem ter as seguintes finalidades:
- Revestimentos anticorrosivos, ou para evitar a contaminação do fluido contido;
- Revestimentos anti abrasivos e anti-erosivos;
- Revestimentos refratários (isolamento térmico interno);
Qualquer um desses revestimentos podem ser empregados por uma ou mais razões, como:
- Custo;
- Resistência mecânica;
- Possibilidade de fabricação;
- Necessidade de resistência química e/ou diminuir a perda de carga da tubulação.
São muitos os materiais de revestimento disponíveis no mercado, a grande maioria é empregada após a fabricação do tubo, com exceção do zinco (galvanização) que é aplicado no decorrer da fabricação do tubo.
As tubulações podem conter em seu interior revestimentos de diversos materiais, que melhoram algumas das suas propriedades físicas e químicas.
Podemos citar alguns dos materiais mais comuns utilizados para o revestimento interno de tubos, como por exemplo:
- Zinco;
- Materiais plásticos;
- Elastômeros (borrachas), ebonite;
- Asfalto, esmaltes asfálticos;
- Concreto;
- Vidros;
- Porcelanas.
Geralmente, o processo dos tubos revestidos é feito com materiais plásticos quando não é possível o uso de tubos de plástico maciço, devido ao diâmetro, à pressão, ou às condições de segurança exigidas para a tubulação.
Esses revestimentos são facilmente aplicáveis em tubos com diâmetros de 80 mm ou maiores, sendo possível a sua aplicação para diâmetros menores a partir de 12 mm.
Podemos dizer que os principais materiais plásticos utilizados para revestimentos de tubos de aço são o epóxi, os fenólicos e os poliuretanos.
Para todos os serviços corrosivos é muito importante que o revestimento protetor seja perfeito e contínuo, isto é, não apresente defeitos locais (falhas, bolhas, arranhões e etc…) bem como cubra, de forma contínua, toda a superfície metálica exposta ao fluido corrosivo.
Um pequeno defeito ou descontinuidade pode causar um ponto de corrosão localizada, que pode ainda causar a perfuração da parede metálica do tubo mais rapidamente do que a corrosão generalizada, caso o tubo não tiver nenhum tipo de revestimento.
Com os revestimentos de concreto é impossível garantir essa perfeição, e por esse motivo não se recomendam este revestimento para serviços severos, apesar do baixo custo e boa resistência à corrosão.
O que é a Norma DIN 30670:2012 dos Tubos Revertidos?
A Norma DIN 30670, relacionada aos tubos revestidos, especifica os requisitos para revestimentos à base de polietileno extrudado de três camadas, aplicados na fábrica e revestimentos à base de polietileno, para a proteção contra a corrosão de tubos e conexões de aço.
Esse revestimento de PE (Polietileno) sinterizado de uma ou várias camadas fornece proteção suficiente contra as cargas mecânicas, térmicas e químicas que ocorrem durante a operação, transporte, armazenamento e instalação.
Os revestimentos da DIN 30670 são aplicados a tubos longitudinais ou DSAW ou tubos e conexões de aço sem costura, usados para a construção de dutos para transporte de líquidos ou gases.
Essa norma garante que os revestimentos de PE forneçam proteção adequada contra cargas mecânicas, térmicas e químicas durante a operação, transporte, armazenamento e instalação.
A Norma DIN 30670:2012 especifica os requisitos para revestimentos que são aplicados para tubos de aço no sentido longitudinal, em espiral soldados ou sem costura, e acessórios utilizados para a construção de gasodutos de transporte de líquidos ou gases.
Padrão:
- NORMA DIN 30670: Revestimentos polietileno de tubos de aço e acessórios;
- NORMA DIN 30678: Polythylene coatiing de tubos de aço e acessórios;
- SY/T0413-2002: Norma técnica de revestimento de polythelene para pipeling aço enterrado.
Benefícios em utilizar os Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012
Os tubos revestidos de Norma Din 30670:2012, são feitos em Polietileno Extrudado Tripla Camada. Você pode ver a sua forma de aplicação a seguir:
- Pré-Aquecimento da superfície externa do tubo por chamas à gás;
- Jateamento com granalha de aço tipo “shot”;
- Jateamento com granalha de aço tipo “grit”;
- Medição do grau de ancoragem e grau de limpeza;
- Aquecimento dos tubos por indução de alta freqüência;
- Pintura eletrostática do tubo com pó epoxy (FBE);
- Extrusão lateral de adesivo (sider extruder) sobre a superfície externa em forma helicoidal;
- Extrusão lateral do polietileno sobre a superfície externa em forma helicoidal;
- Resfriamento do tubo;
- Teste de “holiday detector”;
- Medição de espessura e inspeção visual;
- Aderência;
- Impacto;
- Dureza;
- Descolamento catódico;
- Resistência a penetração;
- Dobramento a 0ºC.
Após esse processo de revestimento, os tubos ficam muito mais resistentes, podemos falar dos principais benefícios que eles ganham como, por exemplo:
- Maior resistência ao impacto (durante o manuseio e estocagem dos tubos, transporte terrestre ou marítimo e assentamento na vala);
- Bom curvamento;
- Aderência a alta e baixa temperaturas;
- Adesão com revestimentos pesados (concreto), com uma camada intermediária de proteção mecânica;
- Resistência a microorganismos;
- Resistência a absorção de água;
- Resistência ao deslocamento catódico (economia sobre a proteção catódica);
- Resistência química;
- Resistência durante recobrimento das valas;
Todos os tubos revestidos, ou seja, que passam pelo processo de revestimento são submetidos a uma rigorosa inspeção em todas as fases, garantindo assim sua qualidade e eficiência.
O revestimento anticorrosivo consiste basicamente das seguintes camadas:
- Camada de epóxido de espessura mínima de 80 Μm;
- Camada de copolímero de polietileno de espessura mínima de 250 µm;
- Camada de polietileno, de espessura mínima entre 1.8 and 3.2;
- Camada de polipropileno ou mm de espessura mínima entre 1.8 and 2.5 mm.
Aplicações dos Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012
Geralmente os Tubos Revestidos são usados em diferentes locais e aplicações diversas, como por exemplo:
- Condução de polpa de minério;
- Condução de vinhaça resfriada;
- Adutoras emergenciais;
- Locais onde há névoa salina ou compostos químicos suspensos;
- Diversas outras aplicações onde é necessária a presença de um tubo resistente.
Os Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012 usam o Polietileno. Esse material é um termoplástico derivado do eteno.
As tubulações revestidas com polietileno proporcionam alta resistência ao impacto, mesmo em baixa temperatura, boa resistência química e excelente resistência à abrasão e à corrosão.
Os Tubos da Norma DIN 30670:2012 são utilizados para gás natural, petróleo e mercado naval. Tubo resistente ao impacto, a fluidos químicos, à corrosão e à abrasão.
A aplicação pode ser interna e/ou externa e seu processo de revestimento é por meio de uma pistola.
Compre Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012 aqui na Tubos ABC!
A Tubos ABC é especializada na distribuição de Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012 e diversos outros modelos e formatos de tubos com e sem costura. A empresa tem inúmeras opções à disposição no catálogo de peças.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN. Além de fazermos o procedimento de Biselamento de Tubos de acordo com as medidas solicitadas pelo cliente.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.