Qual é o uso dos Tubos de Condução?
4 de janeiro de 2021Tubos ASTM A333 gr.6 e NACE MR 0175
1 de fevereiro de 2021Os Tubos Revestidos Petrobras podem ser utilizados em diversos tipos de aplicações, principalmente nas indústrias.
No geral, podemos dizer que esses tubos ajudam a reduzir o custo de manutenção e, ao mesmo tempo, fornecem uma proteção confiável e livre de corrosão para os projetos de tubulações.
Veja, neste texto de hoje, como eles funcionam, suas características, processo de fabricação, aplicações e lugares confiáveis onde você pode adquiri-los.
O que são os Tubos Revestidos Petrobras?
Os Tubos Revestidos Petrobras são feitos de metal/aço no qual são recobertos com outro material específico para o tipo de uso.
Eles podem ser revestidos de Polietileno, Ferro Galvanizado e outros materiais dependendo da necessidade da aplicação e do grau dos tubos.
Os tubos de gás revestidos, por exemplo, são revestidos com ferro galvanizado para que o material não entre em contato direto com o ambiente externo ou interno dos tubos.
O revestimento Gi (revestimento galvanizado comum) atua como uma camada resistente que não permite que o gás dentro dos tubos, ar e umidade fora deles possam corroê-los.
Em alguns casos, os Tubos Revestidos Petrobras são revestidos de cor preta. Essa cor é utilizada para facilitar o resfriamento dos tubos.
Esses tubos com revestimento preto podem ser usados em operações de aquecimento e resfriamento, devido a cor preta absorver e liberar calor muito mais rápido do que outras cores.
Os tubos podem ser soldados por resistência elétrica, como os Tubos Revestidos ERW. Eles também podem ser laminados a quente ou trefilados a frio na produção.
No geral, muitas empresas preferem que os Tubos Revestidos sejam produzidos sem costura, proporcionando ainda mais resistência e segurança nas aplicações.
Existem diferentes padrões de tubos revestidos como o anticorrosivo FBE, o 2PE / 3PE resistente à corrosão e o 3.º de alcatrão de carvão.
Características do processo de fabricação dos Tubos Revestidos
No processo de fabricação dos Tubos Revestidos, eles são primeiramente limpos e aquecidos. Após esta etapa, aplica-se a primeira camada do sistema, o epóxi em pó (primer).
Sobre o primer, é aplicado, por extrusão lateral, um adesivo copolimétrico, cuja função é proporcionar a aderência necessária entre o primer e a terceira camada do sistema.
No fim do processo, é aplicada, também por extrusão lateral, a poliolefina (polietileno ou polipropileno), formando o sistema de tripla camada.
No caso do Revestimento Externo FBE é utilizado como base o epóxi em pó (FBE), cuja finalidade principal é propiciar proteção anticorrosiva ao tubo de aço. Nesse caso, os tubos são primeiramente limpos e aquecidos.
Após essa etapa, mencionada acima, o epóxi em pó é aplicado, por meio de pistolas eletrostáticas, sobre a superfície dos tubos, formando uma camada uniforme que cura logo depois de sua aplicação.
Para condições mais severas de temperatura e onde existam mais exigências quanto à resistência mecânica, outros sistemas, conhecidos como dual coating, podem ser empregados.
As espessuras e os tipos de sistemas dual coating podem ser selecionados de acordo com os requerimentos do projeto de Tubos Revestidos.
O revestimento de dutos é a solução mais consistente e bem-sucedida para proteger tubos ERW / Seamless contra corrosão, umidade e outros produtos químicos prejudiciais.
Tubos Revestidos são produtos mais viáveis e econômicos usados para transmissão de óleo, gás, água e outros fluidos.
O revestimento fornece aos dutos uma camada protetora constante que os protege de quaisquer efeitos prejudiciais da corrosão. Veja abaixo os 3 principais tipos de revestimentos:
- 3 LPE (polietileno externo de 3 camadas);
- 3 LPP (3 camadas externas de polipropileno);
- FBE (epóxi ligado por fusão externa (camada única / dupla).
Esses revestimentos garantem aos tubos proteção anticorrosiva e/ou mecânica, conforme a necessidade de aplicação. Veja abaixo como funcionam os revestimentos externos 3LPE e 3LPP:
- Sistema de revestimento aplicado sobre a superfície do tubo, utilizando-se de poliolefinas termoplásticas. Tem como principal finalidade conferir proteção anticorrosiva e mecânica ao produto. Tal sistema é adequado para tubulações enterradas de gás e petróleo, além de instalações submarinas;
- O sistema de polietileno em tripla camada (3LPE) é aplicado em tubulações que operam em temperaturas que variam de –40 ºC a +85 ºC, enquanto o sistema de polipropileno em tripla camada (3LPP) é aplicado em tubulações que operam em temperaturas entre –20 ºC e +110 ºC.
Existem ainda outros tipos de revestimentos como, por exemplo:
- Revestimento Interno;
- Revestimento de junta de campo em polipropileno e polietileno;
- Spray Gun;
- Mantas termocontráteis;
- Revestimento anticorrosivo externo com epóxi em pó;
- Revestimento com polietileno extrudado em tripla camada(3C PE);
- Revestimento em polipropileno.
As aplicações dos Tubos Revestidos
São diversas as aplicações dos Tubos Revestidos Petrobras. Eles estão presentes principalmente nos setores doméstico e industrial. Podem ser usados também em:
- Fábrica de produtos químicos;
- Linhas de aquecimento;
- Tubulações de água;
- Tubulações de produtos químicos;
- Tubulações de usinas de energia.
Esses tubos também são utilizados em projetos de gasodutos, oleodutos, miniprodutos, entre muitas outras aplicações, nas quais são submetidos a condições ambientais adversas.
Os Tubos Revestidos Petrobras são usados em tubulações enterradas ou submersas utilizando diferentes tipos de revestimentos.
As normas mais comuns para Tubos Revestidos Petrobras são: N 2631, para pintura interna; N 442 para pintura externa; N 2238 fitas de polietileno; AWWA C 210 para tubulações enterradas; Sabesp E 45 para saneamento e gás com tripla camada de polietileno extrudado.
Os Tubos Revestidos Petrobras são muito resistentes à corrosão e possui diversos outros benefícios como, por exemplo:
- Bom custo-benefício;
- Entrega limpa dos produtos;
- Excelente resistência à corrosão;
- Flexibilidade;
- Maior capacidade de fluxo;
- Menor consumo de energia;
- Não possuem furos;
- Resistência à eletricidade;
- Resistente a impactos;
- Suportam diferenças de alta temperatura.
Esses tubos geram boa economia para quem os adquire, afinal o revestimento aumenta a durabilidade dos tubos, sendo necessária poucas manutenções, independente das adversidades do tempo.
Ao passar pelo processo de revestimento, os tubos de aço ganham uma superfície mais lisa, melhorando o fluxo de gás e líquido que passa em seu interior.
O consumo de energia é menor, por conta do revestimento interno que precisa de pouca energia para o bombeamento e compressão de produtos por meio de dutos.
Os inibidores usados para os produtos de proteção também podem ser minimizados pelo uso de tubos revestidos para a entrega dos produtos.
Muitos desses Tubos Revestidos apresentam alta capacidade de resistir a qualquer ambiente com temperaturas variando de + 110º C a -45º C.
Feitos a partir do processo de extrusão a quente, os tubos são homogêneos e livres de furos de alfinetes; além disso, o revestimento externo dos dutos os protege de qualquer dano físico durante o armazenamento ou transporte.
Saiba como a Tubos ABC pode ajudar
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de Tubos Revestidos Petrobrás, Tubos de Aço Carbono com e sem costura, em vários modelos e formatos.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!